Fundadores do Pirate Bay colaboraram com o WikiLeaks

Imagem de: Fundadores do Pirate Bay colaboraram com o WikiLeaks

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Embora “TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard” só vá ser lançado em dois dias, os primeiros comentários sobre o controvertido documentário sobre os criadores do Pirate Bay começaram a aparecer. E há alguns fatos realmente curiosos. De acordo com o site Torrent Freak, por exemplo, o igualmente controverso WikiLeaks pode ter se beneficiado em mais de um momento do ativismo habilidoso de Gottfrid e Cia.

De acordo com uma fonte anônima do Torrent Freak, a parceria entre os criadores de ambos os sites chegou a se estender por vários assuntos. Inicialmente, entretanto, a ligação era garantida pela empresa que hospedava o WikiLeaks, a PRQ — não por acaso, de propriedade de Gottfrid “Anakata” Svartholm, um dos três pilares do Pirate Bay.

Durante o referido documentário, a ligação entre “Anakata” e o principal responsável pelo WikiLeaks, Julian Assange, é trazida à tona pelo antigo porta-voz deste, Daniel Domscheit-Berg. De acordo com Domscheit-Berg, o cabeça do WikiLeaks tinha “muito respeito” pelos fundadores do Pirate Bay.

Uma estadia “estranha” na Suécia

Conforme revelou o Torrent Freak — que teve acesso de antemão ao “TPB AFK” —, há uma passagem que mostra um curioso contato entre Julian Assange e Svartholm. Conforme narra Domscheit-Berg, este e o chefão da WikiLeaks viajaram em 2008 até a Suécia para acertar taxas devidas por conta da hospedagem na PRQ.

Ao chegarem, entretanto, o que ambos encontraram foi um Gottfrid extremamente paranoico. “Ele veio até o hotel, e havia um carro esperando do lado de fora”, comenta Domscheit-Berg.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

“Eles tinham uma espécie de acordo, o qual exigia que Gottfrid permanecesse sempre próximo a uma janela. Então ele parou no lobby e passou a agir de forma realmente estranha. A cada meio minuto ele olhava em volta para ver se o sujeito do carro ainda estava lá.”

Segundo Domscheit-Berg, mesmo o convite para uma rápida bebida foi prontamente declinado. O empresário teria se limitado a pegar o dinheiro e sair o mais rápido possível do hotel.

Parceria em “Collateral Murder”

Mas a ligação entre o WikiLeaks e o Pirate Bay não ficou apenas nos serviços de hospedagem. Juntamente com várias outras pessoas, o TPB teve envolvimento direto com a publicação do vídeo “Collateral Murder” — no qual um helicóptero Apache dos EUA pode ser visto atirando deliberadamente contra civis —, a grande “pancada” que colocou o WikiLeaks definitivamente no mapa.

De fato, os créditos finais do vídeo trazem o nome do fundador do Pirate Bay, listado ali como parte da “equipe de decriptação e transmissão”. Conforme destacou o Torrent Freak, embora a exata natureza da contribuição permaneça desconhecida, os conhecimentos de “Anakata” sobre criptografia sempre foram notórios.

Considerando-se que o vídeo vazou em formato criptografado, é possível assumir que a ajuda realmente existiu. “Digamos que todos nós fomos amigos durante algum tempo”, afirmou uma fonte anônima do Pirate Bay ao site Torrent Freak. “A ideia do WikiLeaks é realmente bem próxima daquela do Pirate Bay, como você deve saber.” A referida fonte afirma ainda que Gottfrid teria colaborado também em vários outros projetos.

Resta agora esperar que essa e outras especulações ganhem contornos mais firmes assim que “TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard” for lançado — o que deve ocorrer no próximo dia 8. O documentário será disponibilizado gratuitamente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.