Paypal: como configurar sua conta para receber dinheiro de qualquer pessoa

Imagem de: Paypal: como configurar sua conta para receber dinheiro de qualquer pessoa

(Fonte da imagem: Reprodução/Fonte de Lucro)

O Paypal é simplesmente o mais popular e seguro serviço para enviar e receber pagamentos pela internet que existe atualmente. Surgindo especialmente durante a “época de ouro” do eBay – quando surgiu também a necessidade de se ter uma forma segura de transferir dinheiro pela web, assegurando que você não teria o número de sua conta bancária ou cartão de crédito roubado por crackers –, o serviço já inspirou diversos derivados, inclusive alguns feitos em território brasileiro.

Se você está dando seus primeiros passos no Paypal – seja como usuário comum ou como um comerciante – é natural que se sinta um pouco confuso sobre os procedimentos necessários para receber pagamentos das várias formas que o serviço oferece. Confira abaixo algumas das maneiras mais fáceis e amplamente utilizadas para realizar transações financeiras usando o site e comece hoje mesmo a receber dinheiro pela internet.

Requisitando pagamentos

A forma mais simples e comum de receber dinheiro através do Paypal é abrir uma requisição, isto é, um pedido de pagamento que é enviado para o email do comprador (ou devedor), com um link para que este possa realizar o pagamento da maneira que achar mais conveniente (boleto, cartão de crédito ou saldo virtual). Esse método não é muito utilizado para transações comerciais, já que é bem mais informal, mas pode ser útil quando o destinatário é aquele seu amigo que está devendo algumas moedas.

Para abrir uma nova solicitação, clique na aba “Solicitar pagamentos”, visível logo na página inicial de sua conta Paypal. Em seguida, clique no botão de mesmo nome.

Na janela a seguir, insira o endereço de email de quem receberá a cobrança (caso já tenha feito transações anteriores com essa pessoa, o email ficará guardado na opção “Selecione um destinatário”). Informe também o valor do pagamento e a moeda corrente, além de especificar se a transação é referente a produtos comercializados ou serviços prestados.

Pronto, a solicitação será enviada e você será notificado por email quando o destinatário pagar o valor especificado. Você ainda pode conferir o status de suas transações em andamento na página inicial de sua conta e enviar um “lembrete” de cobrança sempre que achar necessário.

Vale lembrar que o Paypal possui uma pequena taxa sobre as requisições de pagamentos. As taxas iniciais para pagamentos locais (transferência em reais) é de 7,4% + R$ 0,60. Consulte esta página para conferir os juros de transações em outras moedas.

Gerando faturas periódicas

Caso você tenha que receber pagamentos periodicamente de uma certa pessoa ou grupo de contatos, o mais recomendado é criar uma fatura. O Paypal permite que qualquer pessoa gere faturas profissionais e detalhadas, com nome da empresa, logotipo, dados de contato e valores minunciosamente especificados. Para configurar o estilo de suas faturas, acesse o menu “Solicitar pagamentos” e em seguida clique em “Configurações de fatura”.

Nas configurações, você pode detalhar o estilo visual, itens normalmente cobrados nas faturas e impostos que geralmente são adicionados. Quando estiver tudo pronto, clique no menu “Criar fatura” para gerar seu primeiro boleto de cobrança. Confira as informações de contato e da fatura como data de vencimento, número etc. Insira também o email do cliente e os produtos/serviços aos quais a fatura se refere. É possível até mesmo colocar descrições e valor do frete, tudo detalhadamente especificado.

Se você envia uma mesma fatura periodicamente, pode salvá-la como modelo e não perder tempo criando-a novamente no próximo mês.

Gerando botões de pagamento

Outro recurso bastante interessante do Paypal é a possibilidade de gerar botões de pagamento que podem ser embutidos em páginas da web, postagens em sites/blogs ou até mesmo enviadas por email. Você pode criar diversos tipos de botões: de venda única, doação, assinatura etc.

Para isto, basta clicar no menu “Ferramentas para quem vende” e em seguida “Botões do Paypal”. Selecione o tipo de botão que preferir e inicie sua configuração inserindo todas as informações requisitadas no gerador, como mostrado na imagem abaixo:

Confira, na tela a seguir, a aparência e as opções de seu botão. Basta copiar o código HTML gerado e inserir em sua página da web. Sempre que alguém realizar um pagamento através do seu botão, você será notificado por email e o valor será depositado imediatamente em sua conta.

.....

Bônus: Paypal Here

Embora ainda não esteja disponível no Brasil (estando limitado a um pequeno número de países ao redor do mundo), vale a pena citar o Paypal Here, uma solução criada pelo Paypal que possibilita o recebimento de pagamentos por cartão de crédito através de um iPhone ou qualquer celular equipado com sistema operacional Android.

O funcionamento é muito simples: você se cadastra no site do serviço e faz o download do aplicativo. O Paypal irá enviar gratuitamente um pequeno aparelho leitor que pode ser acoplado em seu smartphone, para que você possa passar cartões e aceitar pagamentos onde quer que esteja. O serviço ainda contará com diversas funções legais como assinatura virtual para certificação das transações e débito automático na conta corrente do comprador.

Infelizmente, não há previsão para a chegada do Paypal Here no Brasil (embora seja possível baixar o app na Google Play, você não pode conseguir o aparelho de leitura em lugar algum), mas você pode se cadastrar no site oficial do projeto e receber uma notificação quando ele estiver disponível.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.