Wine, uma espécie de emulador de Windows, pode ser lançado para Android

Imagem de: Wine, uma espécie de emulador de Windows, pode ser lançado para Android

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Caso você seja um usuário do Linux, sabe que, apesar de o sistema operacional ter diversos programas que acabam com a necessidade de se ter o Windows instalado no PC, ainda existem alguns aplicativos do SO da Microsoft que se fazem necessários. Para evitar a instalação do mesmo, é usado o Wine, programa que emula um ambiente Windows para que aplicativos possam ser rodados normalmente. Agora, o Wine pode estar chegando ao Android.

Durante uma apresentação em Bruxelas, na Bélgica, Alexandre Julliard, desenvolvedor do Wine, mostrou uma versão ainda em estágio inicial do aplicativo para Androids. O programa funcionou, mas ainda “horrendamente lento”. Isso talvez aconteceu pelo simples fato de que o emulador estava funcionando em cima de uma versão já emulada do Android.

Por mais que estivesse rodando em um smartphone ou tablet com Android, o Wine provavelmente ainda não funcionaria tão bem como poderia, mas a simples noção de que é possível fazer isso já é uma vitória. Talvez, no futuro, não seja absurdo pensar em rodar algum aplicativo de Windows no seu Android, desde que o aparelho tenha poder de processamento para isso.

O que é o Wine?

Wine é a sigla para WINE Is Not an Emulator (ou “WINE não é um emulador”), programa que tem como objetivo implementar a API do Windows em sistemas Unix. Apesar de não ser propriamente um emulador, ele age tal qual um, possibilitando que programas de Windows sejam executados em ambientes diferentes.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.