40% dos apps do BlackBerry 10 são ports feitos do Android

Imagem de: 40% dos apps do BlackBerry 10 são ports feitos do Android

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O anúncio do sistema operacional BlackBerry 10 deixou muita gente interessada, principalmente quando foi anunciado que ele seria lançado já com mais de 70 mil aplicativos. Agora, um executivo revelou que 60% dos apps são novos, enquanto os outros 40% são ports de Android, emulado no novo SO.

Segundo Martyn Mallick, vice-presidente de alianças globais e desenvolvimento de negócios da BlackBerry, 40% dos apps que serão disponibilizados no BlackBerry 10 são ports do Android. A maioria dos aplicativos foi portada graças à ação Port-a-thon, em que desenvolvedores que tivessem um app que funcionasse corretamente poderiam ganhar dinheiro ao portá-lo para o BlackBerry.

Um bom exemplo de app que não foi feito para o BlackBerry 10 é o Skype. O programa tem apps para iOS, Android e Windows Phone, mas seria mais fácil para a BlackBerry apenas portar a versão do sistema operacional da Google do que criar uma inteiramente nova.

Apps portados “nas coxas”?

O problema dos apps de Android serem portados para o BlackBerry 10 é que, segundo sites como o The Verge, que testaram o BlackBerry Z10, smartphone com o sistema operacional, os aplicativos não funcionam direito. No vídeo review, que você pode ver abaixo, o teste de um app de RSS roda muito lento, já que a emulação para ele rodar no BB10 é em cima de um Android 2.3.

Como é possível ver no vídeo, até mesmo a interface de botões é idêntica à do Android. Mesmo assim, por se tratar do começo da vida do novo sistema operacional, é cedo para falar que a BlackBerry não conseguirá resolver esse tipo de situação. O problema é que os consumidores já verão a marca e o sistema com desconfiança no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.