Como será que os "beatboxers" fazem para reproduzir tantos sons com a boca?

Imagem de: Como será que os "beatboxers" fazem para reproduzir tantos sons com a boca?

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você já se perguntou como os beatboxers — aqueles músicos que conseguem reproduzir os mais variados sons de percussão com a boca — fazem para criar tantos efeitos sonoros sem usar nenhum instrumento musical? De acordo com o site WIRED, um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia decidiu averiguar, e está submetendo esses profissionais a ressonâncias magnéticas em tempo real para desvendar o mistério.

Segundo a publicação, os pesquisadores estão especialmente interessados em descobrir como os beatboxers conseguem reproduzir tantos sons distintos ao mesmo tempo, criando a impressão de uma verdadeira polifonia vocal. O estudo faz parte de uma pesquisa mais complexa sobre a produção vocal humana, e os cientistas esperam identificar quais são as diferenças entre a “caixa de som” dos músicos e os meios que a maioria de nós utiliza para se comunicar.

Ressonância magnética e gravações de áudio

(Fonte da imagem: Reprodução/Universidade do Sul da Califórnia )

Conforme explicaram os pesquisadores, alguns sons reproduzidos durante as demonstrações dos beatboxers — que contam com uma nomenclatura específica que define a maioria deles, como “snare clap”, “open K hi-hat” e “punchy kick”, por exemplo — lembram fonemas presentes em dialetos ou idiomas de várias partes do mundo, mas que, curiosamente, não estão presentes no idioma nativo do músico. Você pode conferir as gravações dos sons através deste link.

Assim, os cientistas começaram a avaliar o que acontece dentro da cavidade bucal dos beatboxers — no caso do rapaz das ressonâncias da imagem acima, um músico de 27 anos — durante a criação dos sons, analisadas em conjunto com gravações de áudio reproduzidas em slow-motion. Os resultados devem ser apresentados em breve, mas e você, leitor, tem algum palpite de como é que eles conseguem fazer isso?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.