Vazam especificações do suposto kit de desenvolvimento do PlayStation 4

Imagem de: Vazam especificações do suposto kit de desenvolvimento do PlayStation 4

Não param de surgir notícias a respeito dos novos consoles da Sony e da Microsoft. O que surgiu agora foram documentos referentes aos kits de desenvolvimento do PlayStation 4. Apesar de os papéis não revelarem uma data de lançamento, é possível ver o hardware do equipamento e alguns detalhes dos novos controles e do sistema de gerenciamento de contas de usuário.

No entanto, é importante salientar que essas especificações são referentes aos kits de desenvolvimento, aqueles conjuntos que são enviados aos estúdios que fazem os games. Sendo assim, o hardware oficial dos aparelhos comercializados no varejo deverá ser um pouco diferente.

Especificações técnicas do kit de desenvolvimento

  • Memória do sistema: 8 GB;
  • Memória de vídeo: 2,2 GB;
  • CPU: 4x dual-core AMD Bulldozer;
  • GPU: AMD R10XX;
  • Conexões: 4x USB 3.0, 2x Ethernet;
  • Leitor óptico: Blu-ray;
  • HD: 160 GB;
  • Saída de som: HDMI e optico até 7.1 canais.

Como dito anteriormente, alguns desses recursos devem ser diferentes na versão final do console, como é o caso das duas portas de conexão ethernet e do HD de apenas 160 GB.

Controle com touchpad, assim como no PS Vita

A documentação do kit de desenvolvimento faz referência aos controles Sixaxis, DualShock 3 e PS Move, afirmando que todos serão compatíveis com o novo sistema. Contudo, um novo modelo está em desenvolvimento.

Algumas notícias anteriores deram conta de que a Sony estaria interessada em reproduzir no Playstation 4 a mesma interface de uso encontrada no PS Vita e que, possivelmente, o novo controle teria uma tela de toque.

Na verdade, o que a Sony pretende fazer é incluir um touchpad no dispositivo, semelhante àquele encontrado na parte de trás do PS Vita. Sendo assim, é possível que o novo controle traga um touchpad em sua parte inferior, da mesma forma que acontece com o portátil. Outro detalhe interessante é que todo o gamepad deve ser sensível ao toque, transformando o gadget em um grande botão.

Além de tudo isso, ele deve trazer de volta os sensores de movimento, mas mais bem desenvolvidos. A Sony não deve cometer o mesmo erro novamente e vai incluir desde o início um sistema de vibração no gamepad.

Para finalizar, o novo dispositivo pode trazer um botão “share” (compartilhar), mas a sua função exata ainda não foi definida.

Novidade no sistema de contas

O PlayStation 4 deve trazer um novo sistema de contas. Em vez de logar com um único usuário cada vez que você acessa o console, agora será possível trabalhar com diferentes contas simultaneamente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kotaku)

O novo recurso associa a conta de usuário ao controle, ou seja, enquanto o player 1 está logado com a sua conta, o player 2 pode utilizar a sua sem problemas e assim por diante. Em partidas multiplayer, ao ganhar um troféu, por exemplo, todos os usuários teriam o direito de receber o prêmio. Talvez essa seja a função do novo botão “share”, encontrado nos novos gamepads do Orbis.

Apesar de não ser possível confirmar a veracidade dessas informações, já é possível ter um gostinho de o que a Sony está preparando para o futuro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.