Android: como habilitar e desabilitar o Wi-Fi em lugares específicos

Imagem de: Android: como habilitar e desabilitar o Wi-Fi em lugares específicos

(Fonte da imagem: Reprodução/PowerUser)

“Deixar o Wi-Fi ligado ou não?”. Esse é um dos maiores dilemas que passamos ao usar nossos aparelhos Android: por um lado, deixá-lo ligado é menos trabalhoso; por outro, ele diminui o tempo da bateria desnecessariamente, caso você esteja fora de uma área de acesso.

Mas e se disséssemos que existe uma maneira de fazer com que o Wi-Fi se desligue automaticamente ao sair de uma rede e volte sozinho quando você voltar para perto de uma conexão? Neste tutorial, o Tecmundo vai ensinar como fazer isso com a ajuda de um inteligente aplicativo chamado Smart WiFi Toggler.

Pré-requisitos

Baixar Smart WiFi Toggler

Como fazer

Usar o aplicativo em si não é nada complicado – tudo o que você precisa fazer é ligá-lo e usar seu Android normalmente, para que ele cuide da conexão Wi-Fi. Antes disso, no entanto, é necessário passar pelas configurações iniciais do aplicativo.

O primeiro passo a ser seguido aqui é instalar o Smart WiFi Toggler e iniciá-lo. Com isso, você vai se deparar com três opções de personalização:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

  • Disconnection Timeout: define o tempo que o aplicativo aguarda para desligar o Wi-Fi quando a conexão é cortada;
  • Trial Timeout: define o tempo que o aplicativo procura uma rede Wi-Fi quando ele acredita estar próximo de uma rede;
  • User Intervention Timeout: define o tempo que o Smart WiFi Toggler vai aguardar para desligar o Wi-Fi, caso a ferramenta seja ligada manualmente e nenhuma rede for encontrada.

Aqui, configure os aplicativos ao seu gosto, arrastando as barras de rolagem para o valor de tempo desejado. Prosseguindo, o programa ainda pergunta se você deseja iniciar o Smart WiFi Toggler junto do sistema e se o software deve forçar os ícones de notificação. Escolha “Yes” ou “No” de acordo com a opção preferida e continue para terminar a configuração.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

.....

Com isso, tudo o que resta a ser feito é clicar no enorme botão “Start” na nova tela para que o app passe a funcionar. Agora você pode deixar sua rede Wi-Fi ligada o tempo todo sem precisar se preocupar em desativá-la sempre que for sair de casa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.