Rumores: PlayStation 4 pode ter 50% mais poder de processamento que Xbox 720

Imagem de: Rumores: PlayStation 4 pode ter 50% mais poder de processamento que Xbox 720

(Fonte da imagem: Reprodução/RetrowareTV)
Durante a edição 2013 da CES, o site VG24/7 afirma ter recebido informações privilegiadas de membros ligados à indústria a respeito dos consoles de próxima geração. De acordo com as fontes ouvidas pelo VG24/7, o próximo console da Sony (de codinome Orbis) terá capacidade de processamento de 1,84 teraflop – unidade utilizada para demonstrar o número de operações de ponto flutuante realizadas por segundo. Já o novo video game da Microsoft (de codinome Durango) realizará 1,23 teraflop.

Sem certezas sobre os componentes que estarão presentes nos consoles, os rumores reforçam que o aparelho da Microsoft utilizará uma GPU similar à AMD Radeon HD 8770. Já o PlayStation 4 contará com um processador derivado da APU AMD A10 – o qual deve vir combinado também com um circuito gráfico equivalente ao utilizado pela rival.

Apesar de esses números indicarem a princípio que o sucessor do PlayStation 3 terá cerca de 50% a mais de poder computacional do que o projeto Durango da Microsoft, é necessário levar em consideração que os dois consoles terão arquiteturas diferentes e que essa aparente distância pode resultar em desempenhos semelhantes.

Apenas metade da memória RAM?

Já no campo da memória RAM, o Durango contará com 8 GB (sendo que 3 desses serão reservados para o sistema operacional do console, aplicativos especiais e programa de segurança). Já o Orbis terá 4 GB de memória RAM, com 1 GB dedicado ao sistema operacional e demais aplicativos do console.

Enquanto a aparente distante distância entre esses valores parece apontar uma nova vantagem para o próximo console da Microsoft, novamente é preciso lembrar que se trata de duas plataformas distintas contando com sistemas operacionais diferentes. Além disso, especula-se que a memória do PlayStation 4 seja de uma variante mais rápida que a utilizada pela Microsoft (GDDR5 contra DDR3).

Por fim, os dois consoles supostamente terão a habilidade de ler discos Blu-ray de 100 GB (provavelmente discos com camadas quádruplas). Enquanto especulações a respeito das configurações técnicas das duas plataformas continuam aparecendo, rumores indicam que os dois consoles devem ser anunciados na metade deste ano para enfim chegar às lojas em novembro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.