NASA revela que 2012 foi um dos anos mais quentes registrados na história

Imagem de: NASA revela que 2012 foi um dos anos mais quentes registrados na história

De acordo com a NASA, a Terra está passando por evidentes mudanças climáticas, e com base em uma série de informações obtidas através de satélites, experimentos científicos e sobrevoos espaciais, a agência norte-americana criou a animação acima, que mostra o progresso do aquecimento global no planeta.

Segundo os pesquisadores da NASA, o ano de 2012 foi o nono mais quente de que se tem notícia, com temperaturas globais médias de quase 15 °C, ou seja, meio grau acima do que havia sido previsto. Além disso, os dez anos mais quentes desde 1880 — quando os registros começaram a ser realizados — ocorreram a partir de 1998, e o ano de 1976 foi o último com temperaturas abaixo do normal.

Aquecimento progressivo

Ainda de acordo com os pesquisadores, a temperatura global média subiu 0,8 °C desde 1880, e as maiores mudanças foram observadas durante as últimas quatro décadas. Os cientistas apontaram as emissões de dióxido de carbono como sendo o maior responsável pelo aumento das temperaturas. Eles também afirmaram que, apesar de ocorrerem algumas flutuações, os dados apontam que o planeta está se tornando cada vez mais quente.

O gráfico abaixo mostra as anomalias registradas por quatro instituições internacionais (incluindo a NASA) de 1880 a 2011, a partir de estações meteorológicas espalhadas pelo planeta. Como você pode ver, embora as quatro “linhas” — cada uma correspondendo a uma instituição diferente — apresentem pequenas variações entre si, todas revelam um rápido e progressivo aquecimento.

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.