Supercarregador: carros elétricos podem ser recarregados em 30 minutos

Imagem de: Supercarregador: carros elétricos podem ser recarregados em 30 minutos

(Fonte da imagem: Tesla Motors)

A fabricante de carros norte-americana Tesla Motors está criando uma rede avançada de recarregadores para seus veículos movidos a eletricidade, a qual foi batizada de “Supercharger” (ou “Supercarregador”).

Utilizando uma nova tecnologia, as estações permitem que os carros da Tesla sejam recarregados a uma velocidade muito mais rápida do que a do sistema convencional. Isso é possível graças ao novo conector utilizado. Com ele, é possível transferir eletricidade para os veículos até quatro vezes mais rápido.

Com isso, os veículos Tesla Model S conseguem ter 50% da sua carga em apenas 30 minutos, o que significa que ele pode rodar até 240 quilômetros sem precisar “abastecer” novamente. Se comparado aos 26 quilômetros conseguidos com meia hora de carregamento com os conectores atuais, o novo sistema da Tesla Motors é realmente impressionante.

Tesla Model S (Fonte da imagem: Tesla Motors)

Além da velocidade de recarga, a nova tecnologia desenvolvida também surpreende pela forma como as estações conseguem obter parte da eletricidade. Um sistema de energia solar capaz de gerar uma grande quantidade de energia permite que parte da força utilizada das redes elétricas seja, de fato, devolvida.

Segundo o CEO da Tesla Motors, Elon Musk, a rede Supercharger pode ser um ponto importante na melhor aceitação do veículo elétrico pela população, pois oferece viagens de longa distância com baixo custo e conforto.

Atualmente, cerca de 6 postos da rede de supercarregadores já foram construídos nos Estados Unidos. A previsão é de que a tecnologia chegue na Europa e na Ásia ainda este ano e de que até 2015 mais de 100 postos do tipo sejam colocados em operação.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.