Músculos artificiais poderão transformar vapor em energia [vídeo]

Imagem de: Músculos artificiais poderão transformar vapor em energia [vídeo]

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou recentemente a criação de um material que consegue mudar a sua forma após a absorção de vapor de água. Segundo o que é explicado no vídeo, este novo material é formado por uma rede interligada de dois polímeros diferentes: o primeiro é uma matriz dura, mas flexível, que serve como suporte estrutural. O segundo é um gel macio que incha quando absorve água.

A junção desses dois polímeros resulta em um material que converte o vapor de água em energia sem a necessidade de uma fonte externa. Os cientistas do David H. Koch Institute for Cancer Research Integrative, que foram responsáveis pela criação, também se surpreenderam ao verem que o material ainda conseguia levantar uma carga de fios de prata de 10 vezes o seu próprio peso, demonstrando grande força.

Com sua capacidade de se mover utilizando apenas vapor de água, este material poderá ser futuramente empregado em músculos robóticos ou para gerar eletricidade suficiente para alimentar pequenos aparelhos eletrônicos.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.