Análise: Samsung Smart Camera WB150F [vídeo]

Imagem de: Análise: Samsung Smart Camera WB150F [vídeo]

A Smart Camera WB150F da Samsung seria apenas mais uma câmera compacta se não apresentasse um grande diferencial: ela é uma Smart Camera. Isso significa, entre outras coisas, que você pode acessar a internet e compartilhar conteúdo sem precisar de um computador para isso.

A pequena câmera tem conexão Wi-Fi, além de ser compatível com aplicativos para Android e iOS que permitem que você acesse fotos e até mesmo capture imagens de forma remota em seu aparelho.

(Fonte da imagem: Samsung/Divulgação)

Além de tudo isso, temos uma compacta com zoom considerável (18x), editor de imagens, filtros de cor e estilos variados, modo manual completo e a captura de vídeos em HD (720p). Ou seja, ela pode ser uma excelente companhia para o seu dia a dia. Agora, confira a análise do Tecmundo e veja se vale a pena investir neste novo estilo de gadget.

APROVADO

Uma câmera inteligente

Apesar de ter vários atributos interessantes, não há como não destacar o fato de que esta câmera tem conexão Wi-Fi. Este certamente é um diferencial interessante, pois torna o compartilhamento de imagens muito prático.

Basta se conectar para enviar imagens por email, para o Facebook, Picasa, Photobucket e até mesmo vídeos para o YouTube. Além disso, você pode baixar dois aplicativos exclusivos que permitem que você controle a câmera e acesse imagens através de seu gadget com sistema operacional Android ou iOS.

Conexão com redes sociais. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Com MobileLink, é possível pegar imagens do cartão de memória da câmera e passar para o smartphone ou tablet rapidamente. Outro aplicativo, ainda mais útil, é o Remote Viewfinder, capaz de exibir a imagem capturada pela lente em tempo real e fotografar através de seu gadget.

Zoom poderoso

Outro aspecto que pode chamar a atenção na Samsung Smart Camera WB150F é seu zoom óptico de 18x — um valor muito maior do que o comum para câmeras compactas. Isso torna a câmera ainda mais versátil e pode ser um excelente quebra-galho para quem precisa de praticidade e mobilidade acima de qualquer coisa.

Zoom de 18x (Fonte da imagem: Tecmundo)

É claro que o recomendado é utilizar a câmera sobre uma superfície estável com o zoom, pois mesmo com estabilizador a imagem pode tremer. Mesmo assim, em ambientes com boa iluminação, a WB150F não decepciona e dispensa o uso de um tripé.

Filtros, cores e efeitos!

Se você não dispensa um efeitinho sobre a imagem antes de compartilhar o arquivo na internet (uma moda que veio com força depois do Instagram), não se preocupe. Smart Camera WB150F tem uma grande variedade de possibilidades para você.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

É possível inserir filtros de cor e efeitos tanto nas fotos quanto em filmagens — um grande diferencial. Além disso, você pode criar montagens e fotos panorâmicas, movendo a câmera para qualquer lado que desejar.

E, para dar o toque final, você pode acessar um editor de fotos completo, no qual é possível rodar imagens, alterar brilho, contraste e saturação e ajustar olhos vermelhos. É só deixar a criatividade fluir, e imagens muito interessantes podem ser o resultado.

Filtros e efeitos. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Modo manual completo

Outro aspecto aprovado em nossa análise foi o modo manual da câmera da Samsung. Ele pode não ser perfeito, mas está muito além do que se espera de uma câmera compacta. Você não terá problemas para alterar a velocidade e a abertura do obturador, bem como selecionar um ISO para a captura das imagens.

Por esse motivo, Smart Camera WB150F pode ser uma boa opção para fotógrafos profissionais, além de ser um aparelho interessante para quem está começando a se familiarizar com os princípios básicos da fotografia.

Modo de ajuste manual. (Fonte da imagem: Tecmundo)

É claro que a câmera não está nem perto de ser um aparelho profissional. Mas, sem dúvidas, é uma alternativa inteligente e que pode saciar  os desejos dos fotógrafos de ter comando total sobre a captura da imagem mesmo em câmeras compactas.

Detalhes interessantes

Além de todos estes aspectos interessantes, a WB150F também merece elogios por ter um design elegante (disponível em preto ou branco), sair de fábrica com um cartão de 8 GB, capinha de proteção de qualidade, um flash razoável e conexão com o serviço SkyDrive, da Microsoft, para backup de suas fotografias. Um combo de facilidades que é impossível não mencionar.

Capa protetora para a câmera já inclusa. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Preço em conta

E depois de citar tantas coisas positivas, vamos a um dos principais aspectos da lista de Aprovados desta câmera digital: seu preço. A Smart Camera da Samsung tem preço médio de R$ 700 nas lojas, mas pode ser encontrada até por menos de R$ 500 online. Ao analisar o custo-benefício da câmera, é indiscutível que esta pequena notável realmente vale cada centavo por combinar uma série de funcionalidades legais com qualidade de imagem.

REPROVADO

Ruído na imagem

É claro que uma câmera com tantos atributos e um preço tão em conta não poderia ser perfeita, e este realmente não é o caso da WB150F. Quem gosta de capturar imagens noturnas ou com pouca iluminação, mas prefere evitar o flash, pode não ficar satisfeito com o resultado obtido com esta máquina.

Imagem noturna com ruído. (Fonte da imagem: Tecmundo)

O ISO da câmera vai até 3200, garantindo que você consiga fotografar sem flash em ambientes escuros, mas o arquivo final apresenta tanto ruído que as linhas de definição da imagem se perdem, fazendo com que a foto seja pouco nítida e de baixa qualidade.

Fuja do branco!

Como já dissemos, o desgin da Smart Camera WB150F é muito bonito, ainda mais na cor branca. Mas, se você não quer sujeiras, fuja desta opção. Infelizmente, ela pode ficar riscada, mesmo com cuidado.

Equipamento brando se suja facilmente por conta do material. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Esse detalhe é um aspecto negativo especialmente para as mulheres. Em nossos testes, o esmalte colorido foi o grande vilão da WB150F branca, deixando traços na parte frontal e traseira da câmera, exatamente nos locais onde você deve segurar para fotografar. E, infelizmente, ao passar um pano úmido para limpeza não foi possível remover completamente a sujeira.

Sem carregador de bateria

Este é um aspecto presente em muitas das câmeras compactas atuais, mas que não deixa de ser negativo. A WB150F não tem um carregador de bateria. Para efetuar a recarga de energia é necessário conectar o cabo USB à câmera e ligá-lo na tomada.

Cabo USB curto. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Isso significa que, mesmo que você tenha outra bateria para utilizar, sua câmera vai ficar presa ao cabo de luz para carregar outra bateria. Para piorar, o cabo é tão curto que há grandes chances de que a máquina vai ficar no chão enquanto é recarregada — o que sempre pode provocar um acidente.

De forma geral, um sistema lento

A Smart Camera da Samsung oferece uma série de facilidades interessantes para edição e compartilhamento de fotos, mas não espere aqui a fluidez de um gadget com Android ou iOS. Infelizmente, navegar pelas opções que ela oferece pode ser uma atividade mais lenta do que você gostaria.

Tudo funciona, e bem. Mas a captura de imagens e a resposta aos comandos podem demorar um pouco, especialmente o carregamento de funções que precisem da conexão Wi-Fi ou a conexão com smartphones e tablets. O acesso ao Facebook e o envio de fotos por email também são razoavelmente lentos. Isso não chega a tirar o brilho da WB150F, mas é certamente um aspecto negativo.

A falta de uma tela touchscreen

O modelo WB150F não tem um visor com tecnologia touchscreen. Embora isso seja um dos motivos do baixo custo da câmera, você definitivamente vai sentir falta desta característica — especialmente na hora de se conectar às redes sociais.

Tela touchscreen facilitaria a digitação. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Selecionar letra por letra de emails e senhas com os botões de comando ao lado da tela é uma atividade que requer paciência, e o toque na tela para escolher uma das opções disponíveis é quase que intuitivo.

Uma tela touchscreen poderia, certamente, fazer com que a Smart Camera WB150F passasse a ser uma das melhores opções do mercado, pois deixaria suas principais características ainda mais práticas e interessantes — especialmente se adicionasse a opção “Touch to focus” (presente nos smartphones da Samsung).

VALE A PENA?

Vale a pena investir seu rico dinheirinho em uma Smart Camera WB150F? Essa é sempre uma resposta relativa, já que é preciso pesar suas necessidades e quanto você tem no bolso. Mas, de forma geral, a resposta é: sim.

A Samsung acertou em cheio ao trazer para um equipamento de baixo custo uma série de possibilidades legais, como a conexão Wi-Fi e a edição de imagens — isso sem contar o reconhecimento de imagem e os modos de cena variados.

Mas, mais do que isso, WB150F é uma compacta com boa qualidade de imagem. Combinando isso com seu zoom generoso, de 18x, temos aqui uma ótima companhia de viagem. Pequena, leve (mas na medida, garantindo estabilidade na hora de fotografar) e muito bonita, ela pode passear com você por todos os cantos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.