Windows 8: 20 apps que não podem faltar no seu computador

Imagem de: Windows 8: 20 apps que não podem faltar no seu computador

O Windows 8 é um sistema que acabou de “sair do forno”. É claro que o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma está em seu estágio inicial, mas isso não significa que não haja bons softwares para você se adaptar ao novo SO.

Antes de explorar esta seleção, recomendamos que você leia o artigo “Windows 8: como mudar a região da Windows Store para outro país”, com vídeo. Isso fará com que você acesse a conta de outros países, consequentemente podendo baixar uma maior variedade de aplicativos.

Também esclarecemos que esta é uma lista composta apenas por aplicativos. Não se preocupe, pois também faremos uma seleção só com games para o novo sistema operacional da Microsoft. Dito isso, vamos ao que interessa.

Baixaki para Windows 8

Este aplicativo foi desenvolvido para que você acompanhe as mais recentes publicações do Baixaki, o maior site de downloads do Brasil, de maneira mais rápida e descomplicada. O software exibe as principais categorias do site logo na tela inicial para que você visualize as últimas análises e os programas mais baixados.

Baixaki para Windows 8.

Skype

O comunicador adquirido pela Microsoft não poderia ficar de fora desta seleção. Esteja você em um PC ou em um dispositivo de toque, com o Skype você está sempre conectado (e sem consumir a bateria, caso você utilize um aparelho móvel) para conversar com todos os seus contatos do Skype, Messenger e Outlook.com.

Adobe Reader

O líder entre os softwares de visualização e interação com documentos PDF também tem uma versão para o novo ambiente trazido pelo Windows 8. Esta versão foi desenvolvida especialmente para a nova interface de toque, oferecendo uma nova experiência para explorar documentos nesse formato. Portanto, se você utiliza um PC com teclado e mouse, é recomendado utilizar o Adobe Reader XI.

Metro Commander

Gerenciador de arquivos que possibilita a execução de várias tarefas (criar, abrir, visualizar, renomear, mover, copiar, apagar, pesquisar e compartilhar) por meio de gestos de toque. Ele conta com botões de navegação e permite a conexão com o SkyDrive para que você gerencie suas pastas e arquivos na nuvem.

Tile a File

Você pode utilizar este aplicativo para adicionar qualquer arquivo à Tela Iniciar do Windows 8. Ele suporta tanto os blocos quadrados quanto os retangulares. Você deve adicionar um arquivo por vez, e o atalho terá sua respectiva miniatura. O Tile a File é otimizado para telas de toque, no entanto mouse e teclado são suportados também.

Toolbox for Windows 8

Esta “caixa de ferramentas” conta com 10 utensílios que visam aumentar sua produtividade — entre elas estão navegador, calculadora, conversor de unidade, relógio mundial e cronômetro. É possível executar mais de uma instância de cada um desses utilitários dentro do mesmo ambiente de trabalho.

8 Zip

Compactador capaz de criar arquivos de diferentes extensões (ZIP, 7z, TAR, GZIP, BZIP2 e XZ). Ele também é capaz de abrir arquivos compactados (entre eles RAR, ZIP, 7z, ZipX, ISO, BZIP2, GZIP, TAR, ARJ, CAB, CHM, MSI e NSIS) e extrair seus respectivos conteúdos.

Multimedia 8

Este aplicativo de mídia gratuito permite que você abra arquivos de suas bibliotecas locais ou acesse redes de mídia, carregue legendas, converta arquivos, toque vídeos 3D, capture a partir de dispositivos externos e mais. Os formatos de legenda suportados são o SRT e o WebVTT.

PrimeTube

A finalidade deste utilitário é proporcionar uma maneira elegante de acessar o YouTube. Segundo seus desenvolvedores, o foco do PrimeTube é oferecer navegação e carregamento mais rápido. Com este aplicativo, é possível assistir a vídeos com diferentes opções de qualidade, explorar o site com teclas de atalho e compartilhar vídeos com diferentes contatos.

YouTube MP3 & Videos downloader

Falando em YouTube e complementando as funcionalidades do PrimeTube, listamos também este aplicativo que é capaz de baixar vídeos do site da Google e salvá-los diretamente no seu computador (também é possível extrair apenas o áudio, salvando-o em MP3).

Netflix

O site mais famoso para assistir online a filmes e séries de TV tem uma versão especial para o novo ambiente de toque do Windows 8. Basta usar sua conta para assistir ao que você quiser a partir do Windows 8.

Photo Studio FREE

Editor de imagem que tanto fotógrafos amadores quanto profissionais podem utilizar, uma vez que é simples, porém conta com vários recursos de processamento — ajuste de brilho, contraste, RGB, matiz, saturação etc. O software também conta com ferramentas para redimensionar e rotacionar, além de 28 filtros e efeitos.

Fotor

Outra opção para edição de imagens é o Fotor, cujos recursos são comumente encontrados em editores famosos, até pagos. Com ele, você pode adicionar efeitos nas imagens, modificar dimensões, fazer montagens e acrescentar texto, entre outras opções.

MetroTwit

O Twitter, microblog de sucesso estrondoso pelo mundo, também pode ser explorado com as novidades do Windows 8 por meio deste cliente que possibilita o acompanhamento de postagens com blocos interativos. A sua interface é “linda para olhar e prazerosa para ler”, de acordo com seus desenvolvedores.

Facebook Touch

Claro que também há opção para explorar o Facebook, a maior rede social do planeta, com as vantagens do ambiente de toque do Windows 8. Este cliente permite que você acesse seu Feed de notícias, visualize perfis de usuários e converse com amigos, tudo com a interatividade de uma tela de toque.

TuneIn Radio

Este aplicativo tem mais de 60 mil estações de rádio online para que você ouça músicas, esportes e notícias de todos os cantos do mundo. Ele permite que você mantenha uma lista com artistas, equipes, comediantes e apresentadores favoritos, podendo também fixar suas estações preferidas na Tela Iniciar do Windows 8.

gMaps

Cliente para o Google Maps com o qual é possível obter direções, procurar locais e encontrar a sua localização. Um detalhe é a possibilidade de rotacionar o mapa na direção para a qual você precisa ir. O gMaps suporta pesquisa com voz também.

WeatherBug

Este aplicativo acessa a maior rede de sensores de monitoramento de tempo e temperatura, trazendo informações sobre o clima pelo mundo, sendo possível conferi-lo diretamente a partir do bloco dinâmico do utilitário. Também é possível utilizar um mapa para conferir informações com efeito time-lapse (passagem de tempo).

Evernote

Este é um famoso aplicativo que ajuda você a se lembrar de todos os seus compromissos e de outras coisas importantes também. A sua versão para o Windows 8 tem algumas limitações, visto que a criação e a edição de notas estão limitadas a textos simples, mas os desenvolvedores afirmam que isso é temporário.

SkyDrive

A versão para Windows 8 do serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft permite que você visualize seus arquivos salvos e também faça o upload de novos conteúdos, compartilhando-os quando for de seu interesse.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 ou qualquer produto da Microsoft e baixar na hora direto da Microsoft Store? Clique aqui e conheça já! 

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.