Conheça o Moonbase, sua nova ferramenta para a criação de animações em HTML5 [vídeo]

Imagem de: Conheça o Moonbase, sua nova ferramenta para a criação de animações em HTML5 [vídeo]

Em 2013, a internet vai se deparar com uma nova geração de imagens engraçadinhas. E não estamos falando de GIFs mais bonitos ou dos infames memes. Uma nova tecnologia de animação muito mais simples acaba de surgir para facilitar a vida de quem quer criar conteúdo para a internet, mas não possui experiência com programação e outros tipos de linguagens específicas.

A novidade atende pelo nome de Moonbase e é uma criação da Elepath, empresa fundada por uma das mentes por trás do Vimeo e do College Humor, e é uma ferramenta que visa exatamente tornar a produção desse tipo de material muito mais simples e universal. Quantas ideias geniais você teve mas não pôde transformar em realidade por não saber como? Pois isso pode estar prestes a acabar.

Tudo isso porque sua interface é incrivelmente intuitiva. Como ele funciona a partir do conceito de plug and play, tudo o que você precisa fazer é conectar suas ideias e definir alguns parâmetros para que as coisas aconteçam da maneira que você imaginou. Pode parecer um pouco confuso no início, mas a promessa é que qualquer indivíduo possa fazer essas conexões e criar sua animação em pouquíssimo tempo.

De acordo com o criador do Moonbase, Jake Lodwick, a inspiração para o produto surgiu após ele ler uma entrevista de Steve Jobs sobre o fim da tecnologia em Flash e sua inevitável substituição por formatos mais amigáveis, como o HTML5. Com o crescimento desta plataforma, ele afirma que era necessário algum tipo de ferramenta que também ocupasse o lugar do Flash CS6 para a criação de animações.

No entanto, ele destaca que isso deve ser feito de maneira simples, ou seja, sem exigir conhecimento em programação ou em linguagens com Javascript. E como o Moonbase já mostra, não é preciso nada disso para começar a brincar.

Uma nova revolução?

Embora a ideia seja realmente promissora, o começo não foi tão revolucionário quanto a Elepath prometeu. O site The Verge, por exemplo, criticou exatamente o fato de a interface não ser tão intuitiva quanto era dito na proposta. No entanto, como o próprio Lodwick explica, isso acontece porque a empresa simplificou o máximo possível sem fazer com que a ferramenta se tornasse “estúpida” e limitada. Desse modo, ele afirma que é preciso fazer alguns experimentos até que você compreenda o funcionamento geral do Moonbase.

Outro ponto é exatamente o peso da novidade. Como ele exige muita memória, projetos mais pesados tornam a máquina lenta e fazem com que o navegador trave com frequência.

Por outro lado, como ele gera conteúdo em HTML5, ele pode ser facilmente incorporado em qualquer site e todo o material gerado pode ser usado em dispositivos móveis e qualquer outra plataforma que reconheça a tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.