Trojan por SMS e oferta falsa de iPhone ganham força na América Latina

Imagem de: Trojan por SMS e oferta falsa de iPhone ganham força na América Latina

(Fonte da imagem: iStock)
A ESET, uma empresa especializada em segurança de dados, revelou que um trojan por SMS e uma oferta falsa de iPhone foram os malwares com maiores incidências na América Latina durante o mês de novembro. As ameaças estão presentes em 63 países ao redor do mundo, mas nações como Brasil, Argentina, Peru, Chile e México estão entre as mais atingidas.

Ao receberem uma mensagem infectada pelo Boxer, como é chamado, o usuário tem uma série de aplicativos de seu dispositivo com Android tomado pela praga, incluindo antivírus e outros tipos de detectores. Após isso, o malware passa a inscrever automaticamente o celular da vítima em serviços pagos de SMS e propagar a ameaça para a lista de contatos.

Já o Dorkbot é um dos tipos mais antigos de perigos da internet. A partir de um anúncio falso indicando que o usuário foi sorteado para ganhar um iPhone 4, um aplicativo é baixado no computador, que acaba infectado, propiciando a coleta de dados bancários e o registro do que é digitado no teclado.

De acordo com a ESET, a melhor maneira de se proteger é evitar clicar em links suspeitos e manter os softwares de segurança sempre atualizados. E, acredite, é praticamente impossível ser sorteado para ganhar um iPhone 4 apenas ao acessar um site.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.