O Dia do Trabalho pode ser uma excelente folga para os trabalhadores de todo o Brasil, mas não para os fãs de séries, e talvez este seja um bom momento para descobrir novos programas nas telinhas.

Nestes últimos meses, tivemos estreias de mais de uma dezena de novas séries. E para nossa sorte, a folga prolongada pode nos ajudar a ficar em dia com as novidades.

Alguns desses programas estão sendo cotados para as mais importantes premiações da TV, enquanto outros estão gerando debates e discussões entre os espectadores a respeito de delicados temas sociais.

FEUD, 13 Reasons Why. Legion entre as novidades de destaque neste começo de ano. Fonte das imagens: Divulgação/FX, Netflix

Para relembrar as novidades e ajudar a escolher um novo programa para acompanhar, selecionamos 15 séries estreantes, que chegaram às telinhas neste começo de ano e que estão fazendo tendo alguma repercussão na mídia.

1. 13 Reasons Why

Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

13 Reasons Why, a adaptação do best-seller de Jay Asher pela Netflix se tornou um novo fenômeno cultural, gerando discussões entre os assinantes sobre os temas de bullying, assédio, depressão e suicídio entre jovens. Obrigatório e já disponível.

2. American Gods

Fonte da imagem: Divulgação/Starz

A adaptação da obra Deuses Americanos, de Neil Gaiman, American Gods é uma das estreias mais aguardadas deste começo de ano e já tem muitos elogios por parte da crítica. A série estreia no dia 30 de abril pelo canal Starz nos Estados Unidos, e chega ao Brasil pelo Amazon Prime Video já no dia 1º de maio!

3. FEUD: Bette and Joan

Fonte da imagem: Divulgação/FX

Susan Sarandon e Jessica Lange dão um show de interpretação em FEUD: Bette and Joan, nova série de Ryan Murphy (American Horror Story), como as atrizes Bette Davis e Joan Crawford, que se tornaram rivais nos bastidores do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (de 1962).

4. Big Little Lies

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

A série Big Little Lies da HBO, baseada no best-seller homônimo de Liane Moriarty, conta as histórias de três mulheres que moram em Pirriwee, na Austrália, cujas vidas se conectam de uma maneira inesperada, com consequências dramáticas.

5. Legion

Fonte da imagem: Divulgação/FX

A série Legion do universo dos X-Men revolucionou a maneira como se faz séries de super-heróis com uma trama menos focada nos poderes mutantes e mais preocupada no desenvolvimento dos personagens.

6. Brockmire

Fonte da imagem: Divulgação/IFC

Elogiadíssima pela crítica, a nova comédia Brockmire, estrelada por Hank Azaria, mostra um locutor esportivo tentando recuperar sua carreira depois de ter um surto público ao descobrir a infidelidade de sua esposa durante uma transmissão ao vivo. Lançado nos Estados Unidos pelo canal IFC.

7. The Handmaid’s Tale

Fonte da imagem: Divulgação/Hulu

Outra série que acaba de estrear (pelo Hulu) e já está dando o que falar é The Handmaid’s Tale. O programa é uma adaptação da obra de Margaret Atwood, O Conto da Aia, e conta a história de uma sociedade totalitária que trata as mulheres como propriedade do estado.

8. Great News

Fonte da imagem: Divulgação/NBC

A nova comédia da NBC, Great News, coproduzida por Tina Fey, conta a história de uma produtora de telejornal que precisa lidar com o retorno de sua mãe ao mercado de trabalho – como estagiária na mesma emissora!

9. Girlboss

Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

Inspirado no livro homônimo e na história de Sophia Amoruso, Girlboss conta a história de uma jovem que, depois de muitas dificuldades, encontra sua vocação ao vender roupas vintage online e se torna uma mulher de sucesso. Toda a primeira temporada estreou na Netflix no dia 21 de abril.

10. Punho de Ferro

Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

A mais recente produção da Marvel na Netflix não foi exatamente um sucesso de crítica e entre os fãs dos quadrinhos, mas Punho de Ferro ainda é um programa obrigatório para quem acompanha os heróis da companhia nas telinhas. Já disponível.

11. Dear White People

Fonte da imagem: Divulgação/Netflix

Adaptação da Netflix em formato de seriado do filme Cara Gente Branca (de 2014), a comédia Dear White People acompanha um grupo diversificado de estudantes universitários enquanto enfrentam tensões que normalmente são varridas para debaixo do tapete. O programa chegou ao streaming neste dia 28 de abril.

12. Chicago Justice

Fonte da imagem: Divulgação/NBC

A mais nova spin-off da franquia Chicago One (a mesma de Chicago Fire, Chicago Med e Chicago P.D.), Chicago Justice acompanha o trabalho de promotores e investigadores do Estado enquanto buscam a justiça, assumindo riscos e enfrentando a mídia frenética da cidade. A série está sendo exibida no Brasil pelo canal Universal aos domingos.

13. Guerrilla

Fonte da imagem: Divulgação/Showtime

Idris Elba lidera o elenco desta minissérie que mostra a história real da luta contra o racismo na cidade de Londres nos anos 1970. Guerrilla é uma coprodução do canal americano Showtime e da rede britânica Sky Atlantic.

14. The White Princess

Fonte da imagem: Divulgação/Starz

The White Princess dá continuidade à minissérie The White Queen e conta a história da Guerra das Rosas sob a perspectiva das mulheres. O programa chega ao Brasil no mesmo dia que no exterior, através do canal FOX 1, a partir de 16 de abril.

15. Harlots

Fonte da imagem: Divulgação/Hulu

Harlots, a nova série do serviço de streaming americano Hulu é estrelada por Samantha Morton (Animais Fantásticos e Onde Habitam) e apresenta a história de uma proprietária de bordel, Margaret Wells, que se esforça para criar suas filhas na cidade de Londres durante o século XVIII.