Você tem um site? Cuidado com um novo golpe que está sendo aplicado

Imagem de: Você tem um site? Cuidado com um novo golpe que está sendo aplicado

O boleto recebido por Eduardo (Fonte da imagem: Reprodução/Eduardo Sebastião)

Esta notícia é dedicada especialmente para quem possui websites. Um novo tipo de golpe está sendo aplicado contra os donos de domínios de todo o Brasil. Eduardo Sebastião entrou em contato com o Tecmundo e nos relatou a tentativa de golpe que aconteceu. Ele recebeu uma carta com um boleto que seria originado pelo “br.registro”, cobrando pela hospedagem de um domínio que possui atualmente.

O boleto informava que o valor pago deveria ser de R$ 130 para a renovação do domínio para o período de um ano. Mas qual o grande problema disso tudo? Para começar, o site de Eduardo Sebastião já existia e não estava hospedado nos servidores da empresa (BR Registro, em uma clara alusão ao Registro.br, órgão nacional) que teria enviado o boleto bancário. Além disso, o site da teórica empresa não existe, apesar de estar registrado.

Nós fomos atrás das informações de registro do site da empresa que teria enviado o boleto e fomos surpreendidos por proteção de privacidade nos dados. A ironia dessa história é que é por meio desse tipo de análise que os responsáveis pelo golpe conseguem acesso aos dados das vítimas. Por isso, se você tem um site registrado em seu nome, lembre-se de pensar várias vezes antes de pagar algum boleto desse tipo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.