Erro 404: Retrospectiva 2012... Já estava escrito [ilustração]

Imagem de: Erro 404: Retrospectiva 2012... Já estava escrito [ilustração]

O ano de 2012 está acabando e nós temos a certeza de que você ainda não cumpriu nem metade das promessas que fez no final de 2011. Mas não precisa ficar preocupado, aqui no Tecmundo não temos ninguém como o Joaquim Barbosa e não vamos julgar você por causa dessas falhas — se bem que você poderia realmente ter feito o que prometeu, né!?

A expectativa é que 2013 seja muito melhor, mas hoje vamos nos fixar na análise dos principais acontecimentos tecnológicos de 2012. Isso mesmo, você acaba de chegar à primeira Retrospectiva 404 do Tecmundo. Para isso, chamamos os principais analistas do mercado. Mentira, é só o mesmo redator de sempre. Mas temos a certeza de que você vai gostar do resultado.

A Grande Profecia dos Maias

É difícil falar de 2012 sem lembrar que esse é o ano em que o mundo deveria acabar, segundo a Grande Profecia Maia. Por falar nesse povo, algumas pessoas ainda confundem os Maias, que viviam na região onde hoje é o México, com a Família Maia, que tem uma padaria ali do lado do mercado. Mas quando falamos da profecia estamos nos referindo ao povo pré-colombiano.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Povo que teve um dos sistemas mais avançados de escrita e que cerca de 400 anos antes da invenção da roda já possuía automóveis com rádio MP3. Por causa de sinais deixados em pedra, os cientistas entenderam que os Maias possuíam uma profecia apontando para o apocalipse, mas a verdade é bem menos digna de uma música do Aerosmith.

Você pode ver as inscrições da Profecia na imagem que abre este artigo. Ela foi criada com base em uma radiocópia de fotossinais-X com carbono-14 e mostra exatamente como eram os sinais que os Maias queriam deixar para as gerações futuras. Nela, estão os principais acontecimentos para 2012. Isso mesmo, a nossa retrospectiva já estava escrita antes mesmo de o ano acontecer.

Abrindo as oito janelas

Uma profecia que se preze tem que ter pelo menos dois ou três termos que não fazem sentido na hora em que são ouvidos pela primeira vez. E uma das mais importantes sobre 2012 não poderia fugir disso. Em um dia chuvoso em que o céu estava rubro e as ovelhas pastavam ansiosas, os ventos disseram algo que os humanos comuns não compreendiam, mas que os sacerdotes traduziram assim:

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

“Depois de quatro mil ciclos, um novo portal vai se abrir para os toques. Aqueles que foram úteis no passado agora se tornam apenas acessórios para a nova utilização. E somente quando as oito janelas forem abertas é que teremos o controle em nossas mãos”. Não está claro que eles estavam falando sobre o Windows 8 e a interface sensível ao toque que foram lançados neste ano?

O dia em que os coreanos vão dominar o mundo

Quando a Profecia Maia foi escrita, ninguém nem imaginava que poderia um dia existir um país chamado Coreia do Sul. Mesmo assim, já se sabia que os coreanos donos de um império de eletrônicos seriam os mais importantes do mundo multifacetado. Certa vez, um sacerdote subiu em um monte no Iucatã e bradou: “Caixas mágicas e pequenos objetos brilhantes serão as espadas da Coreia”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Obviamente, ele estava se referindo à Samsung e aos seus principais itens: os televisores (caixas mágicas) e smartphones com tela de altíssima definição (objetos brilhantes). O sacerdote também disse que 2012 seria o ano em que esse império mostraria que estava pronto para disputar o domínio do mundo com outro reino muito poderoso: o Reino da Grande Fruta.

O Reino da Grande Fruta

Historiadores do futuro — que foram ao passado com máquinas do tempo e passaram por aqui para nos contar as velhidades — relatarão algum dia que um monge Maia revelou: “O homem com nome de trabalho irá partir e deixará o Reino da Grande Fruta nas mãos de outras pessoas! Quando isso ocorrer, o que é grande vai encolher e o que é pequeno crescerá!”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Por muito tempo, ficamos sem entender nada do que estava sendo dito até então, mas em 2012 foi possível sacar tudo. “O homem com nome de trabalho” era Steve Jobs, que faleceu em 2011. E quando ele disse que o grande encolheria, estava se referindo ao iPad, que agora possui uma versão mini. O mesmo se aplica ao “pequeno” iPhone que “cresceu” no iPhone 5.

Por que o Batman está na pedra?

Não existia nenhuma dúvida tão grande quanto: “Por que raios tem um Batman na Profecia dos Maias?”. E isso foi explicado agora em 2012, graças a duas figuras muito importantes que finamente foram reveladas. Graças ao Facebook, descobrimos que a identidade secreta do Homem-Morcego é o Ministro Joaquim Barbosa. E isso representa, é claro, a justiça.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por falar nela, nada foi mais acionado pelos impérios da Grande Fruta e dos Coreanos do que a justiça. Guerras por patentes, infrações aos direitos de propriedade intelectual e coisas do gênero também foram muito presentes. É por isso que os Maias marcaram o Batman da Profecia. Ou eles só sabiam que esse ano a trilogia dos cinemas seria encerrada — mas a primeira hipótese é bem mais legal.

Desastres de 2012

Assim como as coisas boas, o que era ruim também estava previsto pela Profecia. Os Maias sabiam que o Furacão Sandy chegaria em 2012, mas eles achavam que isso ia acontecer alguns meses antes do que realmente ocorreu. Acontece que a culpada por este atraso não foi uma falha nos cálculos dos profetas, mas sim o fato de eles não terem previsto que a Carminha seria tão malvada — o que fez a Sandy ficar ainda mais irritada e causar mais destruição.

E por falar na Carminha... Vocês viram que tinha uma famosa modelo fazendo poses sensuais no velório do amante dela? A revista Convosco entrevistou a modelo para saber o motivo daquilo e ouviu a seguinte resposta: “Ah, eu acho muito romântico tirar fotos em hurricanes e velórios”.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Caso você queira baixar a ilustração do Erro 404 desta semana para usá-la como papel de parede, você pode acessar este link para efetuar o download.

Ilustração por: André Tachibana

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.