Novo dispositivo de segurança "pesca" embarcações à deriva

Imagem de: Novo dispositivo de segurança "pesca" embarcações à deriva

(Fonte da imagem: Reprodução/ShipArrestor)

Uma das maiores preocupações com relação ao transporte marítimo de grande porte é a possibilidade de que ocorram problemas técnicos e a embarcação acabe ficando à deriva ou, o que é ainda pior, termine provocando desastres ambientais.

Assim, de acordo com o pessoal do site Inovação Tecnológica, um grupo de engenheiros noruegueses desenvolveu um novo sistema de segurança, que funciona como um guincho subaquático para o resgate de navios de grande porte. O dispositivo, batizado de ShipArrestor, foi testado com sucesso na estabilização de uma embarcação de 120 mil toneladas, reduzindo a sua deriva em 58% em apenas 21 minutos.

Paraquedas subaquático

Segundo a publicação, o sistema — que basicamente consiste em uma corrente de 200 metros com um aro em uma das pontas e um paraquedas na outra — é lançado ao navio por um helicóptero. A extremidade em forma de aro é então presa ao convés da embarcação pela própria tripulação, e a outra, que conta com uma âncora em forma de paraquedas, é solta na água.

Depois de lançado, o paraquedas se abre sob as águas, reduzindo o deslocamento do barco, enquanto um navio rebocador se aproxima para pescar a corrente e arrastar a embarcação avariada para águas mais seguras. Os resultados durante os testes foram bem promissores e os engenheiros esperam poder lançar o novo sistema de segurança em breve ao mercado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.