Análise: Seagate Backup Plus Mac Portable

Imagem de: Análise: Seagate Backup Plus Mac Portable

A Seagate já é uma marca conhecida no mercado, e vem investindo cada vez mais no setor de discos rígidos, principalmente dos HDs externos. A linha de dispositivos portáteis está cada vez maior e traz produtos criados especialmente para quem possui um Mac em casa.

Recentemente, recebemos o Back Plus Mac Portable da Seagate para análise. O modelo STBW100100 se destaca pelo espaço do disco rígido e design compacto, além de uma taxa de transmissão realmente elevada. Conheça um pouco mais a respeito do HD externo portátil para Mac da Seagate.

Especificações

  • Produto: Seagate
  • Modelo: STBW1000100
  • Dimensões: 1,45 x 8,11 x 12,33 cm (A x L x C)
  • Peso: 224 g
  • Capacidade armazenamento: 1 TB
  • Conectores: Um cabo USB 2.0
  • Compatibilidade: Mac OS X 10.6 ou superior, Windows XP, Vista e 7

Aprovado

Dimensões e peso

O Backup Plus Mac Portable é realmente portátil. O tamanho é um dos pontos positivos do dispositivo da Seagate, pois permite carregar o HD externo na mochila, em uma pasta ou junto com o próprio notebook. O pouco peso do aparelho também facilita bastante o seu transporte.

(Fonte da imagem: Divulgação / Seagate)

Sincronia com as redes sociais

O aplicativo Dashboard da Seagate oferecido juntamente com o disco rígido oferece uma série de facilidades na hora de fazer o backup dos seus dados. Para quem está conectado em redes como Facebook, Flickr e YouTube, o Dashboard possui uma funcionalidade bem útil, que permite armazenar as imagens das  redes sociais direto no seu computador.

Além disso, também é possível escolher se o backup do conteúdo online será feito de forma automática ou manual. Há também a opção “Share”, para você enviar as imagens do seu computador para o perfil do Facebook sem ter que acessar a página da rede social para isso.

Upgrade de conectores

Como os aparelhos da Apple estão equipados com a tecnologia Thunderbolt, a Seagate abriu a possibilidade de utilizar as novas taxas de transmissão em seus dispositivos. Para que isso aconteça, foi criado um sistema de troca de conectores no Backup Plus Mac Portable.

Embora o case do HD externo venha apenas com a saída USB 2.0, é possível adquirir novas entradas para a tecnologia Thunderbolt ou FireWire. Os dispositivos da Seagate usam e abusam do conector USM e, por isso, fica mais fácil adaptar o case para trabalhar com essas novas velocidades.

(Fonte da imagem: Divulgação / Seagate)

Reprovado

Compatibilidade com PC

No manual do Backup Plus Mac Portable ou mesmo na página da Seagate na internet é possível conferir a informação de que o dispositivo pode ser utilizado no Mac e no Windows sem que seja necessário formatar o HD para isso.

Porém, durante os testes realizados, não foi possível acessar as informações armazenadas no HD externo por meio de um computador com o sistema operacional da Microsoft. A exibição dos dados só foi possível quando o dispositivo estava conectado a uma máquina com o Mac OS X.

(Fonte da imagem: Divulgação / Seagate)

Fora do Brasil

Nas pesquisas feitas durante os testes do Backup Plus Mac Portable, não foi possível encontrar o produto à venda no Brasil. No próprio site da Seagate não há a informação de preço do dispositivo quando a configuração de localização é alterada para o nosso país.

Vale a pena

O Backup Plus Mac Portable é um aparelho criado para quem possui um computador Apple. O aparelho é bom, leve e fácil de transportar. Porém, até a finalização desta análise, não foi possível encontrar o modelo STBW1000100 à venda em uma loja no Brasil.

Em portais como Amazon e newegg.com, o valor médio do dispositivo é de US$ 130, aproximadamente R$ 272. Com as taxas de frete e impostos, o valor do produto acaba ficando bastante elevado, fazendo com que a sua importação ainda não valha muito a pena.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.