Diga adeus às letras ocultas: captchas podem virar jogos em breve

Imagem de: Diga adeus às letras ocultas: captchas podem virar jogos em breve

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Are You a Human)

Os dias de tentar descobrir as letras por trás das imagens malfeitas dos captchas estão prestes a acabar. Isso porque uma empresa conseguiu criar uma maneira muito mais intuitiva e menos penosa de diminuir a quantidade de spams. Para isso, em vez de tentar decifrar as palavras escritas de maneiras absurdas, basta resolver um pequeno mini game.

Batizada de Captcha PlayThru, a novidade visa exatamente em criar uma ferramenta menos punitiva para o usuário comum na hora de acessar algum serviço que se aproveita da tecnologia. Para isso, o conceito da empresa Are You a Human utiliza alguns exercícios de lógica que qualquer pessoa é capaz de resolver sem qualquer complicação.

Os desafios propostos pelo PlayThru são bem simples e envolvem desde alimentar um bebê até guardar martelos, chaves de fenda e outras ferramentas em uma caixa. Ao completar a tarefa, assim como os captchas atuais, a pessoa terá acesso ao conteúdo desejado.

A ideia é que, com isso, o índice de rejeição de uma página diminua consideravelmente. Na tentativa de controlar a quantidade de spams, a dificuldade elevada também testava a paciência dos usuários, que muitas vezes desistiam de entrar em determinado site exatamente por não conseguirem decifrar quais letras se escondiam por trás dos rabiscos.

Você pode conferir uma prévia no site oficial da Are You a Human.

Para as empresas

Com essa proposta de criar uma experiência mais convidativa, é claro que o Captcha PlayThru não vai sair de graça — ao menos para as companhias que decidirem adotá-lo em suas páginas. De acordo com a Are You a Human, a novidade custará apenas US$ 19 — cerca de R$ 39 na cotação atual — para ser implementada.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Are You Human)

Ainda segundo a criadora, o novo método já é compatível com uma série de bibliotecas de bancos de dados, o que deve torná-lo muito mais acessível. Entre os formatos citados, temos Wordpress, Drupal e PHPBB.

A Are You a Human ainda garante que, para uma melhor experiência do usuário, o PlayThru trará algumas opções de personalização, permitindo às empresas definirem o nível de dificuldade dos desafios e até seu idioma — que conta com opções em inglês, espanhol, francês e alemão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.