Projeto WiFox pode melhorar Wi-Fi de locais públicos em até 700%

Imagem de: Projeto WiFox pode melhorar Wi-Fi de locais públicos em até 700%

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Encontrar um local que tenha Wi-Fi pública é quase uma benção. Diversos shoppings centers, hotéis e aeroportos já oferecem esse recurso aos seus clientes. O problema disso é que nem sempre a velocidade é adequada. Na maioria das vezes é preferível utilizar um plano 3G a depender de uma rede pública de dados.

O que acontece é que, quando muitos usuários tentam acessar a mesma network simultaneamente, o sistema sofre com o congestionamento de conexões. Para resolver esse tipo de problema, pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um sistema que pode aumentar a velocidade de redes públicas em até 700%.

De acordo com o líder do projeto, Arpit Guptra, a equipe já introduziu o novo modelo na sua rede interna e conseguiu ampliar o desempenho em mais de 4 vezes.

Como funciona esse sistema?

O melhor de tudo é que não se trata de uma nova e cara tecnologia, mas de um simples protocolo de transferência de dados que pode organizar o direcionamento das informações através de um sistema de prioridade. Dessa maneira, o fluxo de dados fica mais organizado e, consequentemente, muito mais rápido e eficiente.

De acordo com os inventores da WiFox, que é como está sendo chamada a tecnologia, basta atualizar o software dos roteadores atuais com os novos protocolos de transmissão desenvolvidos por eles para melhorar a qualidade do sinal. Não é necessário substituir o hardware dos equipamentos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.