Chat com áudio e vídeo pelo Orkut

Imagem de: Chat com áudio e vídeo pelo Orkut

O Orkut teve neste ano a primeira grande mudança de sua história, recebendo um visual totalmente reformulado que tem como objetivo facilitar a vida do usuário na hora de utilizar o site de relacionamentos. Porém, se engana quem pensa que a Google iria parar por aí e direcionar seu foco simplesmente na resolução de eventuais problemas que a nova interface pode apresentar.

Quem utiliza com frequência o Google Talk já deve saber que o programa há pouco tempo tornou possível a realização de conversas com vídeo e som, dispensando totalmente a utilização do teclado. Com o objetivo de integrar cada vez mais os produtos que lança, a Google agora disponibiliza essa alternativa também para o Orkut – ou seja, agora além de deixar recados para amigos, você vai poder conversar e vê-los em tempo real através do site de relacionamentos.

Converse por vídeo pelo Orkut

Para aproveitar o recurso, é preciso possuir uma webcam e um microfone conectados ao computador e baixar um pequeno plugin, disponível neste link do Baixaki, na qual podem ser encontradas todas as instruções de instalação necessárias. Esta etapa não é necessária para quem possui o Google Talk e já utiliza o recurso de conversa por vídeo pelo mensageiro instantâneo.

Em seguida, caso você não tenha habilitado o Google Talk através do Orkut, será preciso entrar na parte de configurações do site de relacionamentos e, na aba “bate-papo”, definir quais grupos de usuários podem se comunicar com seu perfil.

O próximo passo é acessar a lista de contatos exibida no canto da janela do Orkut e escolher um, com o qual você deseja se comunicar. Para descobrir quem tem a possibilidade de iniciar conversas de vídeo, basta ver o ícone exibido ao lado do nome do contato: aqueles que já possuem todos os requisitos necessários exibem um pequeno ícone verde no formato de câmera.

Localizado o contato com quem deseja falar, abra uma nova janela de bate-papo e clique em “Ações” > “Iniciar Bate-Papo por vídeo”. Quando você seleciona essa opção, o contato recebe um aviso sonoro e uma mensagem na qual pode optar por aceitar ou não a chamada naquele momento.

O usuário pode ajustar a posição e o tamanho da janela exibida conforme sua vontade, e basta um clique para iniciar a exibição em tela cheia. O contato com quem você está conversando é exibido em destaque na janela, e a imagem enviada pela webcam do usuário é mostrada em miniatura no canto esquerdo inferior da tela.

Caso você queira conversar com alguém que ainda não possui o ícone de câmera ao lado do nome de contato, basta convidá-lo a instalar o plugin necessário para permitir esta ação. Para isto, inicie uma conversa e seleciona a opção “Ações”>”Convidar para um Bate-Papo por voz e vídeo”.

Para facilitar a vida de quem ainda tem dúvidas sobre como habilitar a conversa por voz e vídeo através do Orkut, o blog da Google Brasil preparou um vídeo-tutorial completo que mostra todos os passos necessários para habilitar o serviço.

E você, o que achou deste novo serviço da Google? Não deixe de postar sua opinião em nossos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.