Pombo-correio é descoberto com mensagem secreta da Segunda Guerra Mundial

Imagem de: Pombo-correio é descoberto com mensagem secreta da Segunda Guerra Mundial

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News)

De acordo com uma notícia publicada pelo site Discovery News, uma equipe de agentes do serviço de inteligência do governo britânico está trabalhando para decifrar uma mensagem secreta enviada através de um pombo-correio há 70 anos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a publicação, a ave foi descoberta dentro de uma chaminé em 1982 na cidade de Surrey, na Inglaterra, durante as obras de restauração de uma lareira. Juntamente com os ossos do pombo, foi encontrada uma pequena cápsula vermelha que continha a mensagem codificada. O texto, enviado com destino ao posto XO2 — provavelmente o Comando de Bombardeio — apresenta 27 códigos, cada um deles composto por cinco letras ou números.

Top secret

Os especialistas acreditam que a ave foi enviada pelas Forças Aliadas a partir da França ocupada pelos nazistas em 6 de junho de 1944, ou seja, durante as invasões ocorridas no histórico Dia D. A mensagem, cujo conteúdo os agentes acreditam ser top secret, provavelmente traz informações sobre o progresso das operações.

Os pombos-correios participaram ativamente durante a Segunda Guerra Mundial, e 32 deles chegaram inclusive a ser condecorados como heróis, como foi o caso da ave “GI Joe”, cuja mensagem salvou mais de mil vidas ao evitar o bombardeio de um vilarejo que havia sido retomado pelas forças britânicas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.