Cientistas testam "capa de invisibilidade" com sucesso

Imagem de: Cientistas testam "capa de invisibilidade" com sucesso

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Você alguma vez já desejou que inventassem uma capa de invisibilidade? Pois, de acordo com uma notícia publicada pela BBC, uma dupla de cientistas da Universidade Duke, dos Estados Unidos, conseguiu — pela primeira vez — tornar um objeto completamente invisível durante um experimento com micro-ondas.

Segundo a publicação, os pesquisadores utilizaram uma espécie de capa — ou camada — de invisibilidade com formato de losango que serviu para refletir a luz (na forma de micro-ondas) que incidia sobre um cilindro de 1 centímetro de altura por 7,5 centímetros de diâmetro.

Capa de invisibilidade

(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News)

Para conseguir tornar o cilindro invisível sob a capa, os pesquisadores tiveram que reorganizar a forma como as micro-ondas que atingiam o losango se alinhavam com as suas extremidades, garantindo que a luz pudesse passar por elas completamente, sem sofrer qualquer tipo de desvio.

Contudo, conforme explicaram os pesquisadores, o experimento foi conduzido apenas com comprimentos de ondas não visíveis do espectro da luz, e conseguir o mesmo resultado com os comprimentos visíveis seria bastante complicado. Além disso, apesar do resultado perfeito, a invisibilidade só funciona em uma direção, pois, assim como ocorre com as cartas de um baralho, o objeto volta a ficar visível dependendo da direção na qual o observamos.

De qualquer forma, mesmo que os pesquisadores não tenham conseguido criar uma capa igual à de Harry Potter ainda, o experimento pode vir a ter uma série de aplicações no futuro, principalmente na implementação de sistemas de radar e telecomunicações, além de poder melhorar o desempenho de aparelhos baseados na emissão de micro-ondas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.