Incrível: caminhão gigante pode carregar até 400 toneladas de minerais [vídeo]

Imagem de: Incrível: caminhão gigante pode carregar até 400 toneladas de minerais [vídeo]

Quando uma empresa encontra uma mina enorme, é necessário usar veículos apropriados para retirar muitas toneladas de minerais. Isso é feito usando caminhões gigantes que não são tão eficientes quanto deveriam. Como forma de solução para esse problema, o ETF Haul Train foi criado.

A novidade consegue carregar quatro vezes mais a quantidade de minérios que os outros caminhões gigantes levam e usa de cinco a sete eixos — ou seja, ele tem no mínimo dez rodas. Além disso, todos os pneus apresentam um sistema independente de amortecimento para que o veículo não trema em terrenos acidentados e não perca minério pelo caminho.

Como o ETF Haul Train é muito comprido e carrega até 400 toneladas de material de uma vez só, ele é realmente difícil de ser controlado. Por conta disso, é necessário contratar motoristas altamente treinados para guiá-lo da maneira correta — afinal de contas, controlar um caminhão enorme de cinco eixos não é trabalho para qualquer um.

Pneus especiais e trabalho em grupo

(Fonte da imagem: Reprodução/ETF)

Para que o veículo possa andar sem problemas em lugares diferentes, cada roda conta com uma espécie de sensor que regula a pressão dos pneus de acordo com o terreno percorrido. Dessa maneira, o caminhão pode transitar de um local a outro sem patinar em lugares com terra muito mole ou sem “quicar” quando passar em cima de pedras.

Outro recurso que evita a perda de material carregado é o sistema de amortecimento independente de cada roda. Por conta disso, o caminhão treme muito pouco quando passa por um obstáculo, ao contrário do que acontece com os modelos tradicionais.

Apesar disso, a capacidade mais impressionante do ETF Haul Train é a habilidade de ele ser conectado a vários outros caminhões do mesmo modelo. Essa ligação é feita através de um braço de ferro que unifica as mudanças de pressão dos pneus, aceleração e frenagem. Com isso, um motorista pode guiar vários veículos e transportar uma quantidade enorme de material.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.