PHP: como dar os primeiros passos

Imagem de: PHP: como dar os primeiros passos

Se você sempre teve vontade de programar em PHP, mas nunca soube por onde começar, saiba que não está sozinho. Embora seja possível encontrar praticamente qualquer tipo de conteúdo na internet, muitas vezes os aspirantes a programadores ficam um pouco perdidos com tanta informação e não conseguem encontrar um ponto de partida para a sua empreitada.

Às vezes, ter alguém para apontar o caminho certo é tudo o que uma pessoa precisa para se encontrar no mundo da programação. Por isso, o Tecmundo resolveu criar este guia, mostrando onde encontrar as informações necessárias para começar a programar em PHP e também o que é importante saber e fazer antes de avançar para os níveis mais complexos. Confira!

Por onde começar?

Antes de começar a codificar uma página, é importante configurar o seu computador com os aplicativos necessários. Normalmente, quando um programador vai realizar alguma alteração em um site, o trabalho é feito primeiro em uma cópia local dos endereços para só então ser enviado para o servidor. Dessa forma, não há o risco de o portal ficar fora do ar devido a alguma falha durante a manutenção.

Para ter essa cópia local funcionando corretamente no seu computador, é preciso instalar e configurar ferramentas como o Apache, PHP e MySQL. Assim, você consegue simular um ambiente de servidor na máquina e abrir a página no navegador mesmo sem estar conectado à internet.

A parte de configuração das ferramentas citadas é de extrema importância, pois garante a exibição correta do conteúdo programado. Para quem nunca realizou a tarefa de instalação dos aplicativos, ter um guia mostrando todos os passos por perto é uma ótima ideia.

Se você digitar no Google os termos “instalar apache php mysql windows”, certamente vai encontrar diversos fóruns e tutoriais mostrando todo o processo de forma detalhada. Além disso, existem alguns pacotes que facilitam bastante a tarefa de instalação, pois oferecem todos os recursos necessários para rodar sua página localmente em uma só aplicação. Confira abaixo algumas dessas ferramentas.

  • XAMPP

Baixar XAMPP

  • EasyPHP

Baixar EasyPHP

  • PHP Triad

Baixar PHP Triad

  • WampServer

Baixar WAMP5

Escolhendo um bom editor

Outra ferramenta indispensável para um programador é o editor ou IDE utilizado na hora de mexer no código. Uma ferramenta não precisa ter dezenas de funcionalidades para ser boa, executando as funções básicas de forma satisfatória pode ser o suficiente.

Cada programador possui a sua ferramenta preferida. Tenha em mente que funcionalidades como autocompletar e destaque de sintaxe não são obrigatórias, mas ajudam muito na hora de programar, principalmente se você está começando e não lembra muito bem os comandos de cabeça. Boas opções de editor para PHP (e outras linguagens também) são:

  • PHP Editor

Baixar PHP Editor

  • PHP Anywhere

Baixar PHP Anywhere

  • Bluefish

  • Eclipse PDT

  • Notepad++

Baixar Notepad++

Agora sim, programar!

Se você decidiu criar um site em PHP, mas não tem ideia de como começar a programar, uma boa ideia é entender melhor alguns conceitos de programação, saber bem como funciona a linguagem PHP e procurar alguns tutoriais bem básicos na internet.

Apesar de já instalado e configurado o Apache, PHP e MySQL, entender a utilidade de cada um desses itens pode ser de grande ajuda, pois, caso haja algum problema no futuro, fica mais fácil diagnosticar o que o está causando.

O Curso de PHP em Vídeo Aulas, disponível para download no Baixaki, pode ser uma ótima forma de estudar alguns conceitos e aprender na prática os passos básicos para programar em PHP. No site Apostilando.com também é possível encontrar diversas apostilas gratuitas que explicam muito bem os conceitos para quem deseja embarcar nesse mundo do desenvolvimento de sites.

Há também o portal PHP.net. Além de explicar bem o que é o PHP (não a linguagem), você encontra diversos tutoriais ensinando a instalar e configurar o serviço no seu computador.

Outro serviço que certamente é muito útil para os programadores web é o w3schools.com. Nele, você encontra tutoriais, exemplos e explicações detalhadas de utilização para quase todos os comandos utilizados nas linguagens de desenvolvimento mais comuns para a internet. O conteúdo encontra-se apenas em inglês.

Apesar de ter um nome um tanto peculiar, o Dummies.com é um bom lugar para encontrar informações básicas a respeito de programação e desenvolvimento com PHP. Infelizmente, o site não possui tradução para o português, mas não é preciso dominar muito o inglês para compreender os textos disponíveis.

.....

Não há muitos segredos para desenvolver um site em PHP, mas é preciso ter um pouco de paciência no começo e insistir. Se você não entender algum conceito ou termo presente nas apostilas, livros ou portais, procure os fóruns de programadores e não tenha vergonha de perguntar.

Se você já tem um pouco mais de experiência com programação e notou que nos esquecemos de citar uma ferramenta ou serviço realmente interessante para quem está começando na área, não deixe de participar enviando o seu comentário.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.