Car Tech: In Dash Computer

Imagem de: Car Tech: In Dash Computer

Os carros estão cada dia mais tecnológicos, por que não integrar um computador de fato ao centro multimídia do veículo? Pois foi exatamente isso que a Ford fez com o In Dash Computer em suas camionetes. Além das funções corriqueiras de um computador de bordo, ele permite a visualização e edição de documentos, navegação web, acesso remoto a outros computadores e até mesmo uma impressora. Não é à toa que a montadora se refere a ele como “escritório sobre rodas”.

Muitos proprietários de veículos da marca Ford utilizam seu carro como instrumento de trabalho, assim como seus laptops e pastas de documentos. Percebendo essa necessidade, o In Dash Computer integra todas as principais funções de um computador dentro do próprio veículo. Assim seus clientes não precisam mais interromper o trabalho para retornar ao escritório só para verificar informações ou buscar um documento que lhes falta.

Especificações e sistema

Desenvolvido pela Magnet Marelli, o In Dash Computer possui um visor touchscreen de 6,5” e roda o sistema operacional Windows CE 6.1. Além de portas USB, entrada para cartão de memória e interface para a integração com telefones móveis via Bluetooth, ele possui um opcional para internet banda larga remota conhecida como Sprint. O conjunto com teclado e apontador wireless acompanha o computador, mas se você preferir toque diretamente a tela.

Internet banda larga no painel do carro.

O computador possui uma versão do Office com editores compatíveis com os formatos do Word, Excel, Power Point e leitor de arquivos PDF. Outras ferramentas comuns de um escritório também se fazem presentes como gerenciador de documentos, calendário e calculadora. Mas as opções de maior destaque ficam por conta dos recursos web: navegador de internet, GPS, gerenciador de email e o serviço LogMeIn.

Tudo em suas mãos

O LogMeIn é um software que permite o acesso remoto a outros computadores da rede. Com ele você acessa qualquer documento do computador da sua casa ou do seu escritório a partir do veículo. Dessa maneira, você pode salvar os documentos na memória Flash local ou armazená-los remotamente em outro computador.

Outro acessório que pode ser adquirido separadamente é uma impressora jato de tinta wireless. Com documentos sendo impressos a qualquer lugar, seu escritório sobre rodas fica completo. Ao final, o vídeo de apresentação faz a brincadeira: “e ele serve café?”, como se esta fosse a única função de um escritório físico que ele não seja capaz de substituir.

Outras possibilidades

Por não se tratar do foco do In Dash Computer, a página de demonstração do recurso não menciona se o computador possui integração remota de mídia, o que parece perfeitamente viável. Dessa maneira o usuário poderia acessar fotos, músicas e vídeos do computador da sua casa e reproduzi-los diretamente em seu veículo.

Todas as funções principais de um PC.

A performance e as configurações do computador não foram especificadas, também nada foi mencionado se novos softwares podem ser instalados. O acessório é um opcional disponível apenas para modelos F-150, Super Duty, Transit Connect e vans da série E. Foi lançado no mercado norte-americano em 2009 e ainda não possui data confirmada para chegada ao Brasil.

Será que novas montadoras vão adotar a ideia da Ford de trazer um computador com internet para dentro do carro? Quais recursos você espera ver rodando na tela dos computadores in dash no futuro?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.