A Netflix acaba de anunciar o lançamento da ferramenta para download de filmes e séries de seu catálogo proporcionando aos assinantes de todo o mundo a possibilidade de assistir aos títulos mesmo quando estiverem sem acesso à internet!

O recurso era um dos mais requisitados pelos assinantes da Netflix e deve fazer bastante sucesso no Brasil, onde os serviços de internet são um pouco mais limitados do que no exterior.

Segundo especificações da companhia, o download de conteúdos está disponível em aplicativos Android (com sistema 4.4.2 ou superior) e iOS (8.0 ou superior).

Nem todos os títulos do catálogo da Netflix estarão disponíveis para download, mas programas originais como Stranger Things, House of Cards, Narcos e Orange is the New Black contam com a ferramenta já a partir desta quarta-feira, 30 de novembro.

O botão de ‘download’ deve aparecer na página de detalhes de filmes e séries dentro do aplicativo, nos casos em que o recurso estiver disponível para o programa selecionado.

A Netflix informa que espera ampliar a oferta de títulos com a possibilidade de download no decorrer dos próximos meses.

Como começar a baixar suas séries e filmes

Antes de mais nada, você precisa atualizar o aplicativo, seja através da App Store ou da Play Store. Para quem permite atualizações automáticas de aplicativos, isso deve acontecer logo logo no seu celular ou tablet.

Ao abrir novamente a Netflix no dispositivo móvel, você verá a mensagem do novo recurso.

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Vale destacar que não são todos os filmes e séries que estão disponíveis para download. Algumas produções da Netflix, como as citadas acima, além de Sense8 e The Blacklist, por exemplo, podem ser baixadas pelo aplicativo. Por outro lado, Jessica Jones ainda não conta com o ícone disponível.

Acessamos a página de Orange is the New Black para a realização do primeiro download. Basta clicar no ícone ao lado do nome do episódio que ele já começa a armazenar no seu dispositivo.

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Ao concluir o download, o ícone se transforma em uma pequena tela, ou seja, a série já está disponível para ser assistida offline.

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Se você clicar no aviso em azul na parte inferior da página, você entra no gerenciamento dos downloads. Você também pode fazer isso por outro caminho, acessando o menu do lado superior esquerdo e escolhendo a opção "Meus downloads".

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Fique de olho no espaço ocupado por cada série, pois isso influencia no seu dispositivo — as produções ficam armazenadas no celular ou tablet para serem acessadas quando não tiver internet.

Ao lado do episódio, podemos ver o tamanho do arquivo que está no seu dispositivo. O total de armazenamento de uma série também aparece nos "Meus Downloads", abaixo do título da produção.

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Para deletar episódios, é só clicar no ícone na parte superior direita e selecionar os itens a excluir.

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Alguns filmes também já possuem a opção de download, a ser realizado da mesma forma: basta clicar no ícone de download e aguardar o término da transferência.

Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Mais uma vez, vale a pena salientar: ainda não são todos os títulos que estão disponíveis para serem acessados offline, nem mesmo aqueles que são conteúdo original da própria Netflix (enquanto House of Cards pode ser baixada, o revival de Gilmore Girls ou a série do Demolidor não contam com esta opção).

Vale a pena vasculhar o menu do serviço de streaming em busca das melhores opções para manter no seu dispositivo móvel, acessando-os de qualquer lugar.

E aí, curtiu a novidade da Netflix? O que acha desse novo recurso? Deixe abaixo o seu comentário.