Nissan vai lançar carros com sistema de direção eletrônica

Imagem de: Nissan vai lançar carros com sistema de direção eletrônica

Nissan deve apresentar modelos com direção eletrônica no próximo ano.

A montadora japonesa Nissan deve lançar veículos com um sistema de direção eletrônica em vez da tradicional direção mecânica. Será a primeira vez em que o recurso “steer-by-wire” será implementado de forma massiva em veículos de passeio.

Enquanto nos modelos tradicionais os volantes e as rodas estão diretamente conectados, dando uma resposta exata para o motorista de cada movimento, a direção eletrônica faz a transmissão computadorizada de tal informação, instruindo eletronicamente as rodas a se moverem.

Para evitar possíveis acidentes ocasionados por falhas, os carros contarão também com um sistema mecânico, que será acionado para evitar acidentes caso haja algum problema com a via eletrônica.

O engenheiro da Nissan Masaharu Satou vai além e aposta em um futuro de carros completamente eletrônicos. “No futuro, se estivermos livres disso [do modelo mecânico], nós seríamos capazes de colocar um volante eletrônico em qualquer lugar, como no banco traseiro, ou seria possível guiar o carro com um joystick”, aponta.

Fonte: Reuters

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.