ThinkPad: o laptop que foi para o espaço completa 20 anos

Imagem de: ThinkPad: o laptop que foi para o espaço completa 20 anos

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Talvez você não conheça o ThinkPad, mas ele é uma máquina que merece respeito e notoriedade. Ela foi idealizada em 1990 pela IBM, que buscava um computador que fosse sinônimo de inovação e tecnologia para a época — tanto que ele foi um dos primeiros laptops realmente portáteis do mercado.

Buscando essa imagem de inovação, os profissionais da IBM demoraram dois anos para colocar o projeto no mercado — ou seja, ele foi lançado em 1992 e está completando 20 anos. O tempo de pesquisa foi recompensado por um produto cheio de funcionalidades únicas, como o formato moderno (que já lembrava os notebooks atuais) e o TrackPoint, que é aquele “botãozinho” no meio do teclado que funciona como mouse.

Por conta do empenho da empresa em construir um hardware inovador e de usar softwares eficientes, o ThinkPad acabou sendo uma referência para a época. E essa afirmação é tão verdadeira que a NASA chegou a usar modelos do laptop em uma missão no espaço — e ele foi o primeiro do computador do gênero a realizar essa proeza.

E hoje em dia?

ThinkPad Tablet 2 (Fonte da imagem: Reprodução/Lenovo)

Mesmo depois da venda da divisão de sistemas pessoais da IBM e da criação da Lenovo (que é a empresa compradora) o ThinkPad continua na ativa. Seus modelos foram evoluindo e ganhando novas versões que foram incrementadas com novos recursos tecnológicos, como driver para DVD — sendo que ele foi o primeiro computador a apresentar essa opção de uso.

A última novidade é o ThinkPad Tablet 2, que foi lançado neste ano e que é (como o nome já indica) um tablet com sistema operacional da Windows. Apesar das evoluções do modelo, os responsáveis da empresa alegam que a linha de produtos nunca perdeu a sua identidade, pois o objetivo é sempre melhorar e não mudar.

Fonte: Lenovo e Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.