Há um ano, o mundo se despedia de Steve Jobs [ilustração]

Imagem de: Há um ano, o mundo se despedia de Steve Jobs [ilustração]

Ilustração e design: Nick Mancini

Há exatamente um ano, no dia 5 de outubro de 2011, Steve Jobs, cofundador da Apple, deixava este mundo. Considerado um dos principais nomes da história da tecnologia, ele deixou sua marca na indústria dos produtos eletrônicos tanto pelos aparelhos que ajudou a desenvolver quanto pela sua personalidade marcante.

Entre as principais contribuições de Jobs está a criação de um dos primeiros computadores pessoais, o Apple I. A segunda geração do produto, batizada como Apple II, serve até hoje como uma referência obrigatória quando se fala do início da informática pessoal, devido ao grande impacto causado pela máquina durante a década de 80.

Em 1985, forçado a abandonar a empresa que ajudou a criar, ele se dedicou a empregar seus conhecimentos na companhia NeXT Computer, além de iniciar investimentos naquela que viria a se tornar uma gigante das animações tridimensionais: a Pixar. Apesar de já ser mundialmente reconhecido nessa época, os projetos que realmente marcaram sua vida só veriam a luz do dia após seu retorno à Apple, algo que ocorreu em 1996.

A Apple sem Jobs

Novamente à frente da empresa que ajudou a criar, Jobs foi determinante para a criação de aparelhos como o iPod, o iPhone e, mais recentemente, o iPad. Mais do que símbolos da evolução tecnológica, esses aparelhos se tornaram verdadeiros objetos de desejo para grande parte da população global e ajudaram a cultivar uma grande quantidade de fãs dedicados a comprar somente os produtos fabricados pela empresa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo — Nick Mancini)

Apesar de a companhia da Maçã continuar forte após a morte de seu cofundador, há quem sinta que a falta de sua influência já está surtindo efeitos negativos. Exemplo disso é o lançamento problemático do aplicativo de mapas do iOS 6, responsável por gerar muito descontentamento nos consumidores devido aos recursos incompletos apresentados pelo software — situação que, se estivesse vivo, Jobs nunca permitiria acontecer.

Artigos recomendados

O Tecmundo presta uma homenagem a esse grande gênio do mundo da tecnologia que deixou influências importantes na maneira como lidamos com músicas, telefonia móvel, computadores pessoais e internet. Confira abaixo uma pequena seleção de artigos que se aprofundam mais na história do cofundador da Apple:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.