Review: HTC Touch 3G

Imagem de: Review: HTC Touch 3G

Ontem você conheceu melhor o HTC Touch T2223, o Viva. Agora é a hora de descobrir tudo que há no seu sucessor direto, o HTC Touch 3G. Ambos os aparelhos são bastante parecidos, mas como toda evolução, o Touch 3G traz várias novidades em termos de design e desempenho, além da antena para conexão com internet em banda larga móvel.

Assim como seu parente mais simples, o aparelho funciona baseado no Windows Mobile 6.1 acrescido da interface TouchFLO, o que facilita bastante a utilização. Não dispõe de um teclado físico, mas de tela resistiva, que pode ser acionada tanto com os dedos quanto com a caneta stylus que acompanha o smartphone. Antes de entrar nesses detalhes em profundidade, que tal conferir as especificações técnicas do aparelho?

Especificações técnicas

Tabela HTC Touch 3G

Embalagem e conteúdo

Por não ser vendido no Brasil, a embalagem do HTC Touch 3G que chegou ao escritório do Baixaki não tem grandes apelos visuais. Na verdade, o próprio aparelho é um exemplar de testes, apenas para a análise por parte da imprensa, então nem vamos perder muito tempo descrevendo o que vem na caixa. Apenas para constar, além do próprio telefone a embalagem trazia também o fone de ouvido - com fio - estéreo, e o cabo USB para conexão com o PC, que também serve de cabo de força quando conectado ao carregador.

Como não há emoção nenhuma na embalagem do aparelho de teste, agora é hora de esmiuçar o Touch 3G.

HTC Touch 3GO aparelho é minúsculo - ao menos quando comparado com outros smartphones - e extremamente confortável de usar. A empunhadura durante as ligações é tranquila e graças à leveza do equipamento não cansa o braço mesmo em conversas mais longas. Os botões são todos de fácil acesso, mesmo os menores - liga/desliga, chamar, encerrar e o botão de volume. O quadridirecional que ocupa boa parte do painel na face inferior da frente do aparelho - e serve de moldura para o botão de seleção - tem resposta excelente e todos os botões combinam com o visual elegante do HTC Touch 3G. A distribuição deles no corpo do telefone é inteligente, como a chave de liga/desliga, que também funciona para o bloqueio e desbloqueio da tela. No topo da caixa dentro do anel metálico que forma o aro lateral do Touch 3G, onde você encontra - um pouco abaixo e na face esquerda - os controles de volume. Na face frontal, logo abaixo da tela, os botões de navegação e seleção separam a tecla chamar - à esquerda - e encerrar - no lado oposto.

Um pequeno defeito durante as ligações é a baixa qualidade do alto-falante, que chia bastante mesmo quando em área de sinal forte e fica praticamente inaudível em lugares com poucas barras. Felizmente esse problema é contornado com os excelentes fones de ouvido que acompanham o aparelho. Além de apresentarem uma qualidade altíssima de som, também se ajustam muito bem ao pavilhão auricular. O microfone anexo ao cabo dos fones também é fantástico, com uma captação limpa e clara, contrabalançando assim os problemas de áudio do aparelho sem os fones.

Cabo proprietário da HTC para USB e áudioA entrada para o cabo de conexão é proprietária, limitando as opções de cabos que podem ser utilizados. Como o cabo usado para a interface com o computador é o mesmo usado para a ligação com o carregador, é possível recuperar a bateria a partir de uma porta USB energizada do seu PC. O tempo de recarga entre uma bateria praticamente vazia até a apresentação de todas as barras - em rede 110V - gira em torno de duas horas, aproximadamente. Este tempo pode variar dependendo da rede ou da carga pela porta USB do seu PC - ação que não é recomendada com o aparelho ligado. Os fones de ouvido utilizam a mesma porta de conexão que o cabo de sincronismo. Dessa forma, não é possível utilizar os fones com conexão no padrão pino, independente do tamanho deste.

Bateria

Outra grata surpresa do Touch 3G foi a sua bateria. Além de ser facilmente removida do aparelho - ação necessária para instalar o chip GSM e o cartão de memória - graças a uma fita plástica colocada inteligentemente no compartimento interno, a durabilidade de carga é enorme. Como smartphones - principalmente os touchscreen - são conhecidos como grandes consumidores de energia, o resultado obtido com o Touch 3G foi agradavelmente inesperado. Mesmo com utilização frequente da conexão 3G, grande número de ligações e testes de diversos aplicativos embarcados, o aparelho só foi para a tomada três vezes durante toda a semana de testes.

Interface do aparelho

Ao contrário do Touch Viva, o Touch 3G não decepciona na sua inicialização. No aparelho de testes recebido pelo Baixaki, até o telefone estar funcional a partir da pressão no botão de liga/desliga - pensando em iniciar o Sistema Operacional e depois a interface TouchFLO - o tempo de espera é relativamente curto. Mesmo quando ligado pela primeira vez com um chip SIM ou cartão de memória, o telefone estava operacional em questão de segundos, sem dever nada a outros aparelhos da mesma categoria.

A tela inicial apresenta a Barra de Atalhos do TouchFLO, que permite acessar em ordem: tela inicial, contatos de discagem rápida, SMS, email, internet, fotos e vídeos, música, tempo, pesquisa no mapa (GPS ), configurações e programas mais utilizados. A alternância entre cada área do TouchFLO pode ser feita arrastando o destaque até a função desejada com o dedo ou com a stylus, ou através do botão de navegação. Logo abaixo da Barra de Atalhos os botões virtuais estendem as funcionalidades, permitindo acessar menus de cada área ou a lista completa de itens disponíveis para as funções - biblioteca para música, fotos e vídeo, listas de aplicativos e de contatos, configurações gerais, mapas etc.

Menu Iniciar cobrindo o TouchFLOComo é padrão no Windows Mobile, no topo da tela estão os botões do Sistema. No canto superior esquerdo encontra-se o Menu Iniciar, e à direita no mesmo nível atalhos para: seleção de aplicativos abertos (que facilita o multitasking), bateria, volume, conexão Wi-Fi e rede de telefonia.

A resposta da tela a toques é muito boa, permitindo a utilização do aparelho sem recorrer à stylus com frequência. A caneta só é necessária em alguns casos em que os botões são muito pequenos, e mesmo assim um toque cuidadoso também pode resolver essa dificuldade. O teclado virtual apresenta três versões: QWERTY completo, QWERTY reduzido - semelhante ao encontrado em alguns aparelhos BlackBerry, da RIM - e alfanumérico. A digitação é fácil, sendo que a maior parte dos erros durante os testes ocorreu mais por falta de costume com o teclado do que por falta de sensibilidade da tela. Além disso, o Touch 3G também conta com um dicionário T9 que pode - para quem está acostumado com esse sistema - acelerar bastante a digitação.

Como nada é perfeito, o TFT do Touch 3G é extremamente reflexivo, dificultando o uso do aparelho ao ar livre ou em locais muito iluminados. Para contornar esse problema, mas sem resolvê-lo de fato, é possível inclinar um pouco o aparelho para que ele fique mais perpendicular ao chão. Isso diminui o reflexo, mas não resolve completamente o problema de visualização da tela.

Aplicativos do aparelho

Dentre todos os aplicativos pré-instalados no Touch 3G, o destaque principal é para a suíte Office Mobile. Além de permitir a visualização de arquivos fora do computador, quase todos os programas - exceção feita ao Powerpoint Mobile - possibilitam a criação de documentos. Como o teclado é limitado pela tela, a redação documentos muito longos é pouco confortável. O problema é ainda maior no Excel Mobile, que apresenta poucas células graças ao espaço ocupado pelo teclado. Mesmo com essa dificuldade, a possibilidade de trabalhar com arquivos desses tipos no trânsito ou na sala de espera do dentista - por exemplo - é algo que acumula valor para o usuário corporativo e serve de bônus para o usuário regular.

Um dos programas de terceiros que já vem instalado no Touch 3G é o Google Maps, para navegação e orientação. Fazendo uso de triangulação por antenas de telefonia e também do sinal de satélites GPS, os roteiros montados nesse aplicativo são calculados rapidamente, e com indicações bastante precisas.

O Windows Mobile é um dos Sistemas Operacionais para celulares com mais tempo de mercado, e, portanto, tem um grande número de aplicativos disponíveis na internet além daqueles já instalados no aparelho ao sair da fábrica. A grande maioria desses programas é paga, mas algumas boas opções gratuitas também podem ser encontradas com um pouco de paciência e pesquisa.

Câmera fotográfica e filmadora

Câmera na parte traseira do HTC Touch 3G

Com 3.2 Mp, a câmera do Touch 3G não decepciona, mesmo não sendo o ápice da tecnologia fotográfica em celulares. A qualidade das imagens - tanto congeladas quando em movimento - é superior à do Nokia 5800, por exemplo, que usa um sensor de mesma resolução. Apesar da boa qualidade da imagem em situações de iluminação normal, ambientes mais escuros ou movimentos muito rápidos não são bem registrados.

Navegação na internet

A suíte de conexão - Internet Explorer, MSN Messenger, Windows Live e Outlook - é essencial para quem usa smartphones para trabalho ou lazer. Todos esses aplicativos funcionam muito bem, apesar do navegador original do Windows Mobile ser facilmente trocado pelo gratuito Opera Mobile, que funciona ainda melhor e oferece uma série de opções extras, como navegação com abas e armazenagem de senhas.

A grande dificuldade em relação à internet é a ausência de suporte a aplicativos Flash tanto no Internet Explorer quanto no Opera Mobile, o que limita algumas experiências online. A falta do Flash só não é mais incômoda graças ao aplicativo dedicado ao YouTube, que permite a visualização dos arquivos do maior site de vídeos da atualidade sem problemas.

Assim como em qualquer caso, a velocidade de conexão é responsável por boa parte do conforto da navegação. Como o Touch 3G tem acesso a redes banda larga tanto via sistema 3G quanto através da antena Wi-Fi, dificilmente você encontrará problemas com o carregamento de material online.

Conclusão: devo esperar chegar ao país?

HTC Touch 3GPara quem não se importa em usar um aparelho que já não é mais topo de linha – o HTC Touch 3G foi lançado no final de 2008 na Europa – este é um smartphone recomendadíssimo. Bonito, confortável, rápido e bastante completo, este celular oferece uma grande quantidade de soluções - muitas delas inclusive para problemas do próprio equipamento. Infelizmente, não existe previsão de lançamento do Touch 3G por nenhuma das operadoras nacionais. Dessa forma, só resta esperar um anúncio oficial, ou comprar o aparelho desbloqueado no exterior.

Se mesmo assim você ainda não estiver decidido, entretanto, fique ligado que em breve mais análises de outros smartphones serão publicadas aqui no seu portal favorito de tecnologia e software.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.