Display multifacetado pode mudar a forma como vemos conteúdos em 3D [vídeo]

Imagem de: Display multifacetado pode mudar a forma como vemos conteúdos em 3D [vídeo]

Embora já existam diversas tecnologias para a reprodução de conteúdos tridimensionais em displays comuns, pesquisadores da Universidade de Bristol acreditam que o futuro de tecnologias do tipo pode seguir outro caminho. Prova disso é o “Tilt Display”, protótipo que combina nove telas em uma configuração 3x3 que são capazes de se movimentar de forma individual.

Cada um dos sub-displays realiza pequenas mudanças de posicionamento e ângulo conforme o conteúdo exibido, o que resulta em uma sensação de profundidade bastante notável. Por exemplo, ao mostrar uma paisagem, a parte que mostra o céu permanece plana, enquanto aquela correspondente ao solo se movimenta ligeiramente para mostrar a altura relativa do terreno.

Segundo os criadores da novidade, cada uma das peças pode se movimentar de maneira dinâmica durante a reprodução de um vídeo, garantindo uma experiência mais imersiva para quem o assiste. Cada tela também pode ser usada de forma individual, permitindo que múltiplos usuários interajam com o mesmo aparelho realizando tarefas distintas.

Novas experiências de interação

Sriram Subramanian, professor de interações entre computadores e humanos do departamento de ciência da computação da universidade, acredita que o Tilt Display pode ser empregado na “modelagem de terrenos, vídeos 3D que vão além da tecnologia estereoscópica e no desenvolvimento de games tangíveis”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Universidade de Bristol)

Testes realizados pelos inventores da tecnologia mostram que toques diretos na tela eram o meio de interação favorito quando os vários displays formavam uma superfície plana. Porém, quando algum deles estava flexionado, os participantes do experimento preferiam realizar gestos em uma área próxima em vez de tocar o aparelho diretamente.

O trabalho acadêmico que descreve o protótipo foi apresentado durante o evento MobileHCI2012, realizado entre os dias 21 e 24 de setembro deste ano. Até o momento, não há previsão de uma data para que a invenção se torne disponível para o público em geral.

Fonte: Universidade de Bristol

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.