Supercomputador da IBM que participou de programa de TV pode se tornar consultor geral na nuvem

Imagem de: Supercomputador da IBM que participou de programa de TV pode se tornar consultor geral na nuvem

(Fonte da imagem: Reprodução/IBM/AP Press AssociationImages)

Em 2011, a IBM colocou o seu supercomputador Watson para participar do famoso programa de perguntas e respostas norte-americano Jeopardy. Watson é uma máquina capaz de responder diversas perguntas, desde que elas sejam feitas em uma linguagem-padrão, sem gírias.

Colocado contra dois antigos campeões do programa, o supercomputador saiu vitorioso, faturando 1 milhão de dólares, que foi dividido entre duas organizações de caridade. Agora, a máquina pode ganhar uma nova serventia: consultor na internet.

A IBM anunciou que Watson deve ser colocado na internet para o mundo poder utilizá-lo. O supercomputador, formado por pelo menos 90 servidores e contendo 16 mil GB de memória RAM, ficará disponível para consultas de diversos assuntos e temas. A empresa espera que profissionais como físicos utilizem a máquina, trazendo maior visibilidade para ele.

A empresa pretende transformar a consulta a Watson um serviço acessível a todos, criando soluções que não demandem alto investimento tecnológico por parte do usuário.

O que você acha sobre isso? Acredita que um supercomputador disponível para consulta pode trazer avanços e comodidade ou acha que ele acabaria sendo mal-usado pelos usuários da internet? Deixe sua opinião nos nossos comentários.

Fonte: Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.