O que são cinemagraphs?

Imagem de: O que são cinemagraphs?

Exemplo de cinemagraph

Fonte da imagem: Cinemagraphs

Cinemagraphs (ou Cinemagrafia) é uma técnica de fotografia na qual uma imagem estática recebe uma parte com uma leve animação. Ela foi criada por Jamie Beck e Kevin Burg e, basicamente, consiste em adicionar um efeito em uma fotografia que passe ao espectador a ideia de movimento e “vida” na foto.

O nome atribuído à técnica veio da composição das palavras cinema e fotografia. Acredita-se que isso se deva ao fato de o modelo das imagens ser o mesmo utilizado em filmes (porém com um espectro melhor) quando se quer chamar a atenção a um detalhe do cenário, deixando-o com uma movimentação que atraia os olhares.

Normalmente, são adotados dois métodos para se produzir um cinemagraph. Um deles é capturando uma série de fotografias sequenciais e o outro é por meio de uma gravação de determinada cena em vídeo. Em ambos os casos, após a preparação do material, utiliza-se um programa de edição para repetir uma composição de imagens (fazendo uma sobreposição) ou repetindo os frames gravados em algum ponto específico.

Imagens com movimentos sutis

Fonte da imagem: Cinemagraphs

Os detalhes aos quais são atribuídos os movimentos variam de acordo com o ponto para o qual se quer chamar a atenção (como o acenar de uma mão, olhos piscando, fios de cabelo movendo-se ao vento etc.). O objetivo principal é concentrar o espectador no ponto no qual o efeito foi adicionado, mesmo que seja apenas um pequeno detalhe na imagem.

A publicação de um “cinemagraph” é feita utilizando o formato de um GIF. Para criar os efeitos, você pode utilizar programas como o Adobe Photoshop ou Adobe After Effects.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.