Google lança sistema em código aberto para criação de cursos

Imagem de: Google lança sistema em código aberto para criação de cursos

Nova ferramenta do Google: "ensinando o mundo a ensinar". (Fonte da imagem: Reprodução/Course Builder)

A Google é uma das empresas mais inovadoras da web e, mais uma vez, dá provas dessa característica. A empresa de Mountain View acaba de lançar uma ferramenta gratuita e em código aberto para a criação de cursos online, com o intuito de “levar a educação para uma audiência global”, como afirma na publicação em que anuncia o aplicativo.

Chamado de Course Builder, o projeto foi baseado no curso online Power Searching with Google, oferecido pela companhia em julho de 2012. Ele ainda está em fase experimental, mas já pode ser baixado a partir da plataforma online Google Code, espaço em que apenas iniciativas de software livre são compartilhadas.

No vídeo de apresentação da nova ferramenta, o diretor de pesquisa da Google Peter Norvig relatou que alguns conhecimentos em JavaScript e HTML serão necessários para usá-la a fim de criar seu próprio curso online.

Em prática pelo mundo

Educadores do mundo todo poderão usar ainda outra ferramenta da Google, o Hangouts on Air, para transmitir suas aulas online e ao vivo para todo o mundo, ampliando ainda mais o seu alcance.

Mesmo em fase inicial, o Course Builder já é utilizado por algumas importantes instituições de ensino nos Estados Unidos, Suíça e Espanha. Com a ferramenta, a Google lançou ainda uma extensa documentação relacionada ao projeto, que, por ser em código aberto, permite a recriação por programadores de todo o mundo.

Fonte: Google Research Blog, Course Builder

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.