Pesquisadores revelam guia para o genoma humano

Imagem de: Pesquisadores revelam guia para o genoma humano

(Fonte da imagem: Reprodução/Discover Magazine)

Os cientistas do projeto ENCODE — Enciclopédia de Elementos do DNA — revelaram que o genoma humano é muito mais complexo do que se imaginava. Até então, os pesquisadores apenas haviam decifrado o papel de 2% do nosso material genético — ou seja, de 20 mil genes —, deixando os demais 98% de lado por serem considerados menos essenciais ou simplesmente por não parecerem ter qualquer utilidade.

De acordo com a Discover Magazine, os cientistas descobriram que os demais genes — aqueles relegados a um segundo plano —, em vez de estarem ali só para fazerem volume, na verdade, também são incrivelmente importantes, tanto que 80% deles são bioquimicamente ativos, contendo reguladores capazes de ativar outros genes.

Painel de controle

Assim, a “enciclopédia” genética revelou aos cientistas que o nosso genoma, na verdade, é como se fosse um enorme painel de controle com milhões de botões que regulam a atividade genética.

O projeto ENCODE conta com 442 pesquisadores de todo o mundo espalhados em laboratórios de três continentes e, embora o “guia” para o genoma humano tenha levado 10 anos para ser decifrado, ele já rendeu pelo menos 30 estudos publicados, sendo considerado uma verdadeira revolução que deve marcar uma nova era de descobertas para a Biologia e Medicina.

Fontes: euronews, ENCODE e Discover Magazine

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.