Prisão do fundador do The Pirate Bay teria relação com os EUA?

Imagem de: Prisão do fundador do The Pirate Bay teria relação com os EUA?

(Fonte da imagem: Reprodução/ZDNet)

No último sábado foi preso no Camboja Gottfrid Svartholm, um dos fundadores do site The Pirate Bay. Condenado por um tribunal sueco a pagar uma multa milionária e a cumprir um ano de prisão por conta de ferir direitos autorais, Svartholm estava foragido há quase um ano.

Contudo, de acordo com o site Torrent Freak, o motivo da prisão pode ter relação direta com o governo norte-americano. Segundo a publicação, há uma estranha coincidência na agenda política do país asiático, exatamente no mesmo dia em que a prisão de Svartholm foi anunciada.

Na mesma data, o embaixador norte-americano da área de comércio, Ron Kirk, esteve visitando o país e, na ocasião, fechou um acordo de cooperação entre as duas nações. Supostamente, a prisão do fundador do The Pirate Bay foi feita a pedido da Suécia, mas as evidências da visita do diplomata norte-americano fazem pensar sobre a influência dos EUA no caso.

Mais indícios

Além disso, o escritório ao qual Kirk é ligado é também o responsável pela elaboração do relatório Special 301, que é utilizado para mensurar os índices de desrespeito às leis de direito autoral em diversos países. Dessa forma, o site especula que o governo do Camboja entregou Svartholm em troca de vantagens comerciais.

Outro caso semelhante teria acontecido recentemente na Ucrânia. Na ocasião, um dos ministros ucranianos viajou aos Estados Unidos para fechar um acordo comercial e, no mesmo dia, os servidores do Demonoid foram confiscados, deixando o site de torrents fora do ar.

Fonte: Torrent Freak

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.