Mente hackeada: cientistas são capazes de decifrar sua senha no banco

Imagem de: Mente hackeada: cientistas são capazes de decifrar sua senha no banco

EPOC é o aparelho permite a realização de atividades no PC sem utilizar mouse e teclado. (Fonte da imagem: Divulgação/Emotiv)

Pesquisadores das Universidades de Oxford, UC Berkeley e de Genebra foram capazes de decifrar os números pensados por pessoas que participavam de testes realizados através da Eletroencefalografia (EEG) – estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo por meio de eletrodos.

De acordo com o site Wired, os cientistas conseguiram descobrir datas de nascimento, códigos PIN, endereços e outras informações pessoais das “cobaias”. Segundo a publicação, os pesquisadores mostravam imagens associadas às informações que eles desejam adquirir para estimular as pessoas a pensarem naqueles dados específicos.

Por exemplo, apenas exibindo uma foto de um caixa eletrônico foi possível “hackear” a mente dos participantes e obter as senhas de acesso às suas contas e até, em alguns casos, o número do cartão de crédito.

Isso pode ser um grande problema caso os aparelhos de leitura de ondas cerebrais, como o Emotiv EPOC, se popularizem. Esses dispositivos podem ser usados para uma grande variedade de tarefas, incluindo a promoção de maior acessibilidade em computadores e até para jogos – pois eles são capazes de identificar os pulsos elétricos emitidos por nós e transformá-los em comandos para um sistema operacional.

E aí está o perigo, pois tais aparelhos podem servir para que pessoas mal-intencionadas usem softwares maliciosos para roubar dados sigilosos e pessoais dos usuários.

Fonte: Wired

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.