Willie Real: o ilustrador que faz os doodles da Google

Imagem de: Willie Real: o ilustrador que faz os doodles da Google

Esboço de Willie Real da sua “vida no trabalho” com outros doodlers da Google. (Fonte da imagem: Reprodução/Willie Real)
Quem não se lembra do jogo Pac-Man, da animação com a música “Don’t stop me now” do Queen e da guitarra virtual tocável, criada em homenagem a Les Paul, na página inicial do Google? Esses são só alguns exemplos entre os incríveis doodles já criados pelo site como tributo a algumas datas especiais.

A tradição de mudar o logotipo começou em 1998. Na época, os dois fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brins, precisavam deixar a empresa temporariamente para irem ao evento Burning Man. A solução foi mudar o logotipo do site acrescentando o bonequinho-símbolo do festival para avisar que estariam fora. Desde então, os doodles não pararam mais e hoje são umas das principais marcas da Google.

Para produzir as incríveis imagens e animações, a companhia conta com cinco designers e, entre eles, está o talentoso Willie Real. Formado pela Academy of Art University, de São Francisco, nos EUA, ele ocupa o cargo de doodler sênior e é responsável por muitas das ilustrações que você poderá ver (e que com certeza já deve ter visto) na página inicial do site de pesquisas.

BlueSky Studios: o caminho criativo

Antes de se consagrar como um dos principais designers da Google, Willie Real passou cinco anos na BlueSky Studios. Na empresa, ele tinha a responsabilidade de produzir personagens e ambientes para filmes de animação — como “Horton Hears A Who” (“Horton e o Mundo dos Quem”), “Ice Age” (“A Era do Gelo”) e “Rio”.

Algumas contribuições de Willie Real para o filme "Rio" (Fonte da imagem: Reprodução/Willie Real)
Lançado em 2011, “Rio” foi dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha e conseguiu uma indicação ao Oscar. Em seu blog pessoal, Real apresentou algumas de suas contribuições favoritas (que podem ser vistas acima) na produção desse filme — que foi seu último trabalho quando ainda estava oficialmente na BlueSky Studios.

No post, o ilustrador também comentou que, ao visitar amigos na cidade brasileira, ele relembrou o quanto o Rio de Janeiro era divertido, cheio de pessoas talentosas e com inspirações escorrendo por toda parte.

Trabalhos freelancers do ilustrador (Fonte da imagem: Reprodução/Willie Real)
Apesar de estar na Google como doodler sênior, Real ainda continua atuando com animações. Para isso, ele realiza trabalhos freelancers de desenvolvimento visual e, em seu tempo livre, desenvolve livros infantis e pinta velhas colheres de madeira — hobby pouco usual, mas com resultados bastante criativos.

Rabiscando desde a escola até a Google

Os grandes ilustradores nascem com o dom de visualizar e montar em uma página em branco verdadeiras obras-primas. Mas, para ganharem a técnica e os conhecimentos necessários, sofrem influências de outros artistas, além de terem que praticar por muito tempo.

Todo esse processo não foi diferente para Willie Real. O contato com as ilustrações começou na escola, em que ele afirma que teve uma grande sorte por possuir professores que o inspiraram a realizar o seu trabalho atual.

Alguns dos doodles criados por Willie (Fonte da imagem: Reprodução/What an Art)
O doodler sênior da Google explicou em uma entrevista que nunca se esqueceu de quando um instrutor da aula de desenho de figura disse que ele devia “sentir” o contorno das formas. O professor ainda afirmou que era possível transmitir o peso com a variação de linha, e isso acabou surpreendendo Real.

Para o ilustrador, os estudos, a vida desenhando em seu caderno e as observações dos trabalhos de outros artistas sempre o ajudaram a definir para onde ele gostaria de ir — pois há uma busca constante de novos experimentos e inspirações.

(Fonte da imagem: Reprodução/What an Art)
Hoje, o resultado de tudo isso — os rabiscos desde o colégio, os professores que lhe deram inspirações e a experiência na BlueSky Studios — pode ser conferido em algumas das imagens comemorativas que ilustram a página do Google.

Crie um doodle e veja os que já foram publicados

A Google possui um canal especial para aqueles que gostariam de indicar um doodle. Os interessados em tentar compartilhar sua ideia só precisam mandá-la para o email “proposals@google.com”. A equipe de doodlers — incluindo Willie Real — analisa todas as sugestões recebidas e escolhe quais serão produzidas e colocadas como logotipo do site.

Os doodles de Willie Real fazem referência a culturas e eventos de diferentes países (Fonte da imagem: Reprodução/What an Art)
E, caso você queira ver todos os doodles que já foram criados em todo o mundo, clique aqui. A Google disponibiliza um site específico para o registro de todos os seus logos especiais — uma ótima oportunidade para jogar novamente Pac-Man, gravar uma música no violão de Les Paul e “mergulhar” na criatividade dos designers-doodlers.

Fonte: Google, Linkedin, Willie Real e Mies Society

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.