Eletrodomésticos controlados por smartphones chegam ao mercado pelas mãos da Panasonic

Imagem de: Eletrodomésticos controlados por smartphones chegam ao mercado pelas mãos da Panasonic

Se controlar seus eletrodomésticos a partir de um celular sempre pareceu algo exclusivo de filmes de ficção científica, a Panasonic quer acabar com essa barreira e trazer esse tipo de tecnologia também para a realidade. Tanto que a empresa japonesa anunciou o lançamento de um aplicativo para dispositivos Android que vai permitir que você faça isso sem que seja preciso viajar no tempo.

O Panasonic Smart App funciona a partir do chamado NFC, criando a conexão entre os dispositivos a partir de um campo de aproximação entre smartphones e aparelhos com suporte a esse recurso. Com isso, basta você colocar seu celular dentro do raio de alcance para obter algumas informações úteis.

De acordo com a fabricante, a novidade irá funcionar somente em sua linha de fogões, geladeiras e lava-roupas já preparada para o Near Field Communication. Além disso, há planos ainda de lançar um ar-condicionado com compatibilidade ao Smart-App e com conexão à internet para que você possa controlá-lo também enquanto estiver fora de casa.

(Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

A Panasonic ainda detalhou alguns dos recursos oferecidos pela tecnologia de aproximação. Ao colocar seu smartphone ao lado de um dos aparelhos compatíveis, você pode conferir o consumo de energia ou verificar suas configurações de uso de maneira mais intuitiva. No caso dos fogões, também é possível enviar receitas e ajustar o tempo de preparo com base nas informações ali descritas — o sonho de qualquer pessoa que precisa cozinhar às pressas.

Se você se interessou por todas essas possibilidades, é melhor se acalmar antes de pensar em trocar seus eletrodomésticos. Ainda que a tecnologia seja muito promissora e o Smart App chegue aos dispositivos Android já no próximo dia 25 de setembro, o Ocidente terá que esperar um pouco mais, já que não há previsão para que os produtos compatíveis cheguem neste canto do mundo.

Fonte: Panasonic, The Verge, Engadget

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.