Carro sujo, nunca mais! Tinta nanotecnológica automotiva pode se limpar sozinha

Imagem de: Carro sujo, nunca mais! Tinta nanotecnológica automotiva pode se limpar sozinha

(Fonte da imagem: ShutterStock)

Sabe aqueles carros tão sujos em que é possível criar desenhos com a poeira acumulada em suas latarias? Pois caso um projeto da Universidade de Tecnologia de Eidhoven, na Holanda, consiga êxito comercial, em alguns anos isso não será mais tão comum. Trata-se de uma tinta especial que está sendo desenvolvida com materiais capazes de impedir qualquer acúmulo, ao mesmo tempo em que é aderente o suficiente para ser aplicada nos automóveis.

Não foram revelados quais são os materiais envolvidos no sistema, mas já se sabe que são nanocápsulas capazes de se “autorregenerar” quando expostas ao sol, o que garante que os carros (ou outros objetos pintados) fiquem quase imunes às sujeiras e também aos pequenos riscos que podem ocorrer – é claro que amassados não são evitados por causa da tinta, mas pequenos arranhões podem ser facilmente apagados.

O projeto ainda está em fase de testes e não há previsão para a aplicação comercial dele nesta década. Os pesquisadores afirmam que, além de carros limpos, a tinta pode também garantir que painéis solares e outros objetos de difícil limpeza fiquem limpos por mais tempo.

Fonte: Wired

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.