Relatório aponta os melhores antivírus em 2012

Imagem de: Relatório aponta os melhores antivírus em 2012

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

A organização não governamental austríaca AV-Comparatives publicou recentemente seus relatórios com as análises dos principais antivírus do mercado. Ao todo, a instituição avaliou mais de 20 aplicativos de proteção contra a ação de malwares.

Entre os softwares testados, estavam Avast, AVG, Avira, BitDefender, F-Secure, G Data, Kaspersky, McAfee, Panda, PC Tools, Trend Micro, ESET NOD32, Microsoft Security Essentials, entre outros. As avaliações foram segmentadas em três seções individuais, por isso nem todos os antivírus passaram pelos mesmos testes.

Proteção em tempo real

A primeira parte do estudo analisou a capacidade dos antivírus em oferecer uma proteção real para os internautas, como filtros de conteúdo, bloqueio de URLs, mecanismo anti-phishing e comportamento de bloqueio amigável – informando a existência de potenciais ameaças, mas sem assustar o usuário.

Cada concorrente passou por uma bateria de testes com 100 URLs por dia. É válido salientar que, em todas as análises, cada antivírus foi instalado em um computador independente, para que um software não sofresse interferência em sua atuação devido à presença de outro programa com a mesma finalidade. Também é importante informar que todas as máquinas possuíam a mesma configuração.

Detecção por demanda

A segunda seção de testes corresponde à detecção de pragas por demanda, ou seja, quando nós solicitamos que os discos de armazenamento sejam escaneados. Como a própria organização comenta em seu relatório, essa talvez seja a característica mais relevante para determinar a eficácia de um antivírus.

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Nessa avaliação, os programas tiveram que varrer uma grande quantidade de arquivos, tendo uma série de malwares conhecidos no meio deles. Os responsáveis pelo levantamento também levaram em consideração a taxa de falsos-positivos.

Desempenho

Por fim, o último segmento de análise referiu-se ao desempenho de cada antivírus e do seu impacto no consumo de recursos do computador. Para tanto, os avaliadores monitoraram a exigência dos componentes de hardware (incluindo processador e memória RAM) enquanto os concorrentes copiavam arquivos, baixavam e instalavam atualizações, eram inicializados e codificavam arquivos.

Quais foram os melhores?

No tocante à proteção em tempo real, os antivírus que mais se destacaram – ganhando três estrelas – foram o BitDefender, o G Data, o Kaspersky, o Qihoo (a grande surpresa dessa lista) e o F-Secure. Dos outros concorrentes mais conhecidos, AVG e Avira receberam duas estrelas e o Avast apenas uma.

Quando o assunto foi detecção de malwares, G Data, Kaspersky, BitDefender e F-Secure voltaram a despontar no topo da lista – junto com um maior número de competidores. O Qihoo não participou dessa etapa de análise.

Em questão de desempenho, F-Secure, Kaspersky e BitDefender foi o trio que conseguiu se manter no grupo avaliado com três estrelas. Nesse teste, o G Data caiu um degrau. Na galeria abaixo, você confere o resultado final das avaliações, seguindo a ordem apresentada aqui, além de outros gráficos interessantes constantes nos relatórios.

Abaixo você pode baixar os documentos da AV-Comparatives na íntegra (em inglês):

Fonte: AV-Comparatives

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.