Curiosity manda as primeiras imagens de Marte e vídeo mostra chegada da sonda ao planeta

Imagem de: Curiosity manda as primeiras imagens de Marte e vídeo mostra chegada da sonda ao planeta

Depois de décadas imaginando como seria a superfície de Marte, finalmente pudemos conferir as primeiras imagens do Planeta Vermelho enviadas pela sonda Curiosity. Porém, não foram apenas fotografias que retornaram à Terra, mas também um vídeo que mostra um pouco dos primeiros momentos da sonda no planeta.

No entanto, para quem esperava encontrar algo fantástico ou diferente de tudo aquilo visto até então — uma sociedade tecnologicamente desenvolvida, por exemplo —, o registro é um pouco decepcionante. Diferente do que os anos de ficção científica tentaram nos mostrar, não há nada além de pedra e vazio.

Mesmo assim, é interessante dar uma rápida olhada em nosso “vizinho”. Mesmo com a baixa qualidade originada da quantidade de poeira do pouso, podemos ver um pouco das paredes da Cratera de Gale, onde a sonda pousou, e vemos que o relevo marciano não é tão diferente assim do nosso. De acordo com a NASA, um dos objetivos da câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI) é exatamente enviar aos cientistas imagens em alta resolução do solo e de rochas do local para possíveis análises.

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Além disso, a Curiosity também deve procurar qualquer tipo de indício de que pode haver vida no planeta, como unidades moleculares básicas para a sobrevivência.

O satélite Mars Reconnaissance Orbiter também registrou a chegada da sonda a Marte em um vídeo com pouco mais de um minuto. Graças a um paraquedas especial desenvolvido para ser facilmente identificado à longa distância, podemos ver o pequeno robô chegar com segurança à superfície.

Fonte: Daily Mail, Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.