Atenção! A matéria a seguir discute os acontecimentos do episódio 6x05 de Game of Thrones e é recomendada apenas para os espectadores que já assistiram ao episódio.

Enquanto o quarto episódio da sexta temporada de Game of Thrones terminava em fogo, o quinto episódio acabou em gelo!

O episódio desse último domingo passou bastante tempo para lá da Muralha, revelando a origem do Rei da Noite e dos White Walkers, apresentando a história de Hodor e mostrando os últimos momentos de Bran junto com o Corvo de Três Olhos.

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Em Castelo Negro, Jon e Sansa traçaram seus planos para acabar com Ramsay, e começamos a ver uma mudança em Sansa, mais forte e destemida, que confronta Mindinho por ter a deixado em Winterfell nas mãos do bastardo Bolton.

Enquanto isso, em Pyke, Yara e Theon precisaram fugir das Ilhas de Ferro depois de seu tio Euron ser eleito Rei pela Assembleia de Homens Livres.

Confira os destaques do episódio 6x05 de Game of Thrones!

1. Segure a porta!

Fonte das imagens: Divulgação/HBO

Nos instantes finais do episódio, descobrimos a origem do nome de Hodor (abreviatura de “hold the door”, segure a porta). Bran usa sua habilidade para ver o passado, enquanto Meera tenta fugir da caverna que está sendo atacada por White Walkers. Meera tenta acordar Bran para que ele tome controle de Hodor e segure a porte, o que leva ao choque no jovem Hodor dentro da visão de Bran – tendo consciência de sua morte no futuro.

2. Mortes

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Além de Hodor, que encontra seu destino ao tentar impedir o avanço dos White Walkers atrás de Bran, o episódio apresentou ainda outras duas mortes significativas: o lobo Verão e o Corvo de Três Olhos, mortos também no ataque dos Caminhantes à caverna.

3. A origem do Rei da Noite

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Em uma das visões de Bran, descobrimos a origem do Rei da Noite e dos White Walkers. Vemos que os Filhos da Floresta criaram os Caminhantes cravando um pedaço de obsidiana no coração de um homem. A explicação dos Filhos da Floresta para a criação dos Walkers era a necessidade de combater os Primeiros Homens.

4. O Rei da Noite encosta em Bran

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

O Rei da Noite consegue entrar na caverna do Corvo de Três Olhos depois de encostar em Bran durante uma visão do jovem Stark, deixando uma marca em seu braço. A dúvida agora é se Bran poderá ser sempre localizado pelo Rei da Noite! Para onde ele poderá fugir?

5. Sansa encontra Mindinho

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Sansa encontra Mindinho e tem uma postura firme contra Baelish por ele a ter deixado com Ramsay. É muito bom ver Sansa mais dura e forte, banindo Mindinho e abrindo mão de seu apoio para reconquistar Winterfell. Sansa consegue, porém, uma boa dica com Mindinho: Peixe Negro, o tio-avô de Sansa, tem novamente o controle de Correrrio!

6. Arya tem uma missão e assiste a um espetáculo

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Na Casa do Preto e Branco, Arya recebe uma nova missão para provar seu valor para o Deus de Muitas Faces – precisa matar uma atriz de teatro. Para investigar sua vítima, a garota assiste a um espetáculo que ridiculariza a morte do Rei Robert e, especialmente, a memória de seu pai, Ned Stark.

7. Assembleia de Homens Livres

Fonte das imagens: Divulgação/HBO

Yara tenta argumentar por que merece ser a Rainha de Pyke, mas é seu tio Euron Greyjoy quem reivindica e conquista o trono de sal. Yara e Theon fogem das Ilhas de Ferro enquanto Euron é coroado e abençoado pelo Deus Afogado.

8. Jorah, o Ândalo, busca uma cura

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Jorah Mormont revela para sua rainha Daenerys que, de fato, a ama, mas mostra que contraiu escamagris e pode não ter muito tempo de vida. Dany ordena que Jorah encontre uma cura e então retorne até ela, pois diz que precisa dele ao seu lado quando conquistar Westeros.

E você, o que achou do episódio? Comente abaixo!