NASA: software de controle do programa Apollo foi feito por "costureiras" [vídeo]

Imagem de: NASA: software de controle do programa Apollo foi feito por "costureiras" [vídeo]

Chegar até a superfície de Marte foi uma grande vitória para a exploração espacial. O fato despertou um sentimento nostálgico em toda a Terra e muitas pessoas começaram a se lembrar da chegada do homem à Lua. E, com isso, um vídeo mostrando a produção do software de controle do Projeto Apollo foi revivido.

Devido às limitações dos computadores da época, havia muitos riscos de os programas de controle das espaçonaves serem danificados com os sistemas de armazenamento existentes. Por isso, os engenheiros de software criaram uma solução muito curiosa: costurar a memória do aplicativo principal.

Isso mesmo, costureiras foram contratadas para criar linhas de comando complexas com fios condutores e outros componentes que eram chamados de “cores” – criando fisicamente os “0” e “1” necessários para a produção de dados. O processo era muito demorado e qualquer erro custaria muito tempo para a correção. Felizmente, a computação evoluiu e, hoje, o processo de controle de um nave espacial ficou muito mais simples.

Fonte: Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.