Como limpar teclado e mouse [vídeo]

Imagem de: Como limpar teclado e mouse [vídeo]

Limpar o mouse e o teclado do seu computador a cada três meses. A tarefa é chata, mas necessária. Pesquisas mostram que um teclado sem limpeza, ao longo dos meses, pode acumular mais bactérias do que um vaso sanitário.

E pense bem: você coloca as suas mãos nele todos os dias e certamente não vai querer conviver com esse tipo de sujeira, não é mesmo? Então, se já faz mais do que três meses que o seu teclado não sabe o que é limpeza, é hora de arregaçar as mangas, separar o material de limpeza e deixar tudo com cheirinho de novo outra vez.

Material necessário

  • Ao menos dois panos diferentes (sem fiapos);
  • Cotonetes;
  • Detergente;
  • Água;
  • Aspirador de pó;
  • Chave de fendas;
  • Pinça;
  • Lata de ar comprimido (se possível).

Limpando o teclado

A primeira coisa que você deve fazer é desligar o seu computador e desconectar o mouse e o teclado. Não tente fazer esse tipo de limpeza com o PC ligado.  O mesmo vale para notebooks. Vamos começar a nossa limpeza pelo teclado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Primeiramente, vire o teclado de ponta cabeça, sacudindo-o como for possível para tirar o excesso de sujeira. Se você tiver acesso a uma lata de ar comprimido, borrife-a entre as teclas, de forma a tirar o excesso de sujeira. Em seguida, passe o aspirador de pó por cima do teclado, utilizando o bico com cerdas.

Depois de tirar o excesso de sujeira, misture um pouco de detergente com água – bem pouco mesmo – e umedeça levemente um pano com a mistura. Passe-o por cima das teclas para tirar a oleosidade causada pelo toque dos dedos. Espere cinco minutos para secar e, por fim, passe um pano seco (de preferência uma flanela) no teclado.

Trabalho extra

Caso alguma das teclas esteja falhando ou você sinta que em alguma delas o problema do mau funcionamento possa ser a sujeira, é possível fazer um limpeza mais detalhada, mas que deve ser usada apenas em casos extremos.

(Fonte da imagem: iStock)

Com um chave de fenda, faça um espécie de alavanca debaixo da tecla que deseja arrumar e retire-a. Passe o pano umedecido com água e detergente para limpar o local ou utilize um cotonete para alcançar os cantos mais difíceis. Tome cuidado que esse é um processo delicado, tanto na retirada quanto na recolocação das teclas.

Limpando o mouse

Se você utiliza um mouse óptico, vamos precisar novamente do pano com água e detergente. Passe-o sobre o mouse e, principalmente, limpe bem a parte de baixo dele. Nesse lugar, é comum que se forme uma crosta perto das extremidades devido ao contato do periférico com a superfície.

Além de limpar, desobstrua qualquer sujeira que possa ter ficado na parte óptica do dispositivo. Utilize um pano seco após uns cinco minutos de limpeza e, caso seja preciso, pegue uma pinça para tirar sujeiras acumuladas na parte interna do mouse, mais precisamente no lugar em que se encontra aquela luz óptica acesa.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.