Email: como migrar de uma conta antiga para um novo endereço

Imagem de: Email: como migrar de uma conta antiga para um novo endereço

A primeira conta de email a gente nunca esquece. No auge da infância ou adolescência é sempre divertido criar uma ID descontraída, com uma piada, parodiando o nome de um personagem de séries animadas, clubes de futebol e outros. No entanto, com o tempo, você vai notar que passar o seu email para alguém pode ser um pouco desconfortável, para dizer no mínimo.

Dessa forma, naturalmente, as pessoas procuram criar IDs mais neutras ou profissionais para não gerar más impressões no mundo dos adultos. Mas, com isso, também surge um problema. O que fazer com todos os contatos e mensagens da antiga conta? E se continuarem enviando emails para você no velho endereço?

Para solucionar esses problemas, confira alguns procedimentos que você não pode deixar de fazer ao mudar a sua ID na conta de email.

Passo 1

Antes que qualquer coisa, é preciso criar uma nova conta de email. Para isso, aconselhamos que você permaneça no mesmo servidor caso ainda goste dele. Dessa forma, a sincronização de contatos e mensagens deve ser facilitada.

Passo 2

Criada a nova conta, é hora de espalhar para todo mundo que você não vai mais utilizar o antigo endereço. No entanto, como algumas pessoas preservam o mau hábito de ignorar a caixa de entrada quando ela está muito lotada, é possível que ainda continuem enviando mensagens para você na sua antiga conta. Para isso, é preciso configurar as funções de importação/exportação de emails no novo ou no velho email.

Exemplo de interface no Gmail:

Quase todos os serviços de email atualmente oferecem ferramentas para essa tarefa. Dessa forma, você não deve ter dificuldade para realizar essas configurações. Mesmo assim, procure o menu de configurações ou definições da sua conta e encontre a função de importação e exportação de mensagens. Feito isso, especifique alguns dados da antiga conta e pronto.

Passo 3

Para usar a sua nova conta de email e ainda contar com todos os contatos que você tinha, é preciso importar a sua lista de emails da antiga conta. Para isso, os grandes servidores disponibilizam ferramentas distintas que podem recuperar todos esses dados.

Desse modo, vasculhe o menu de configurações do seu email, encontre as opções de contatos e acione as ferramentas de importação. Normalmente, é possível importar os dados de outros servidores e até mesmo de clientes de email instalados no PC.

Passo 4

Agora, com tudo devidamente configurado, você pode atualizar o seu endereço de email em perfis de redes sociais e em bancos de dados de empresas importantes, como companhias telefônicas, sites dos seus bancos e etc.

Nota: não existem procedimentos-padrão em todas os serviços de email para realizar os processos descritos acima. Dessa forma, este artigo pretende apenas elencar tópicos que você não pode deixar de lado em situações como essa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.