A cada segundo, uma nova conexão banda larga é ativada no Brasil

Imagem de: A cada segundo, uma nova conexão banda larga é ativada no Brasil

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), uma nova conexão de banda larga é acionada a cada segundo no Brasil. Segundo o relatório dessa instituição, o país fechou o primeiro semestre de 2012 com 77,5 milhões de acessos a redes de alta velocidade.

Isso corresponde a um crescimento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 18,7 milhões são provenientes de banda larga fixa e 58,8 milhões da banda larga móvel. O balanço aponta que 32,8 milhões de acessos foram acrescentados à base total de clientes com internet rápida somente nos últimos 12 meses.

Mobilidade em foco

O estudo revelou também que a conexão móvel é a maior responsável por essa grande ampliação observada. Enquanto a banda larga fixa ganhou 2 milhões de novos adeptos (crescimento de 11,3%) em comparação a junho de 2011, a banda larga móvel obteve 30,9 milhões de novas conexões.

Das 58,8 milhões de pessoas que acessam a internet em alta velocidade com mobilidade, 12,3 milhões usam terminais de dados (como modens) e 46,5 milhões a partir da tecnologia 3G. Esse tipo de conexão, amplamente usada em smartphones e tablets, tem se espalhado pelo território tupiniquim.

O relatório da Telebrasil informa que as redes 3G já estão disponíveis em 2.960 municípios – três vezes mais que a meta prevista para abril de 2013. Conforme o levantamento, 310 cidades receberam a infraestrutura necessária para manter conexões 3G somente neste ano – o que significa em média duas localidades por dia. Com isso, as redes 3G já cobrem regiões nas quais vivem 85% da população brasileira.

Fonte: Telebrasil

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.